O pesquisador André Faro recebe a maior honraria do Poder Legislativo

Por Stephanie Macêdo

Na manhã desta segunda-feira, 13, o pesquisador e psicólogo André Faro Santos, recebeu a maior honraria do Poder Legislativo. A solenidade, que contou com a participação da família do homenageado, ocorreu no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa de Sergipe, respeitando os protocolos de segurança, em função do controle da disseminação da COVID-19.

Honraria foi entregue pelo presidente da Alese, deputado Luciano Bispo e pelo autor da propositura, deputado Georgeo Passos.

‘Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar’ foi entregue pelo presidente da Alese, deputado Luciano Bispo e pelo autor da propositura, deputado Georgeo Passos (Cidadania).

O presidente Luciano Bispo destacou a importância da Educação e da Ciência para o país e para a população, lembrando da forte contribuição da pesquisa para o enfrentamento à Covid-19 com o desenvolvimento de vacinas.

Segundo declarou  Georgeo Passos, o trabalho desenvolvido pelo psicólogo, pesquisador e professor André Faro justifica a honraria entregue  pelo Poder Legislativo ao homenageado. Segundo externou ainda, André  Faro, que é professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), está na lista dos cientistas mais influentes do mundo.

Georgeo Passos é o autor da propositura

“Ele figura na 1.797º colocação entre os 106.795 pesquisadores da área “Medicina General e Interna’ no mundo, enquanto na subárea ‘Saúde Pública’ é o 23º no território nacional. O levantamento da Universidade de Stanford (EUA) foi publicado no último dia 16 de outubro no Journal Plos Biology, considerando os impactos científicos em número de citações”, enfatizou o deputado em seu discurso.

Para o homenageado o seu sentimento hoje é de orgulho por reconhecimento de um trabalho iniciado há 10 anos. O professor André Faro afirma que a sua participação no ranking traz visibilidade para o conhecimento científico produzido das áreas de humanas com ênfase na saúde, em especial, a de psicologia.

Sogra, esposa e filhas do homenageado

“Me sinto orgulhoso por reconhecimento de trabalho no cenário internacional e nacional pois o fruto da produção científica nem sempre é imediato e leva algum tempo até que atinja o seu fim, que é trazer alguma contribuição significativa para a sociedade de maneira geral e a psicologia tem feito muito para se chegar a esse cenário”, destaca o pesquisador.

Fotos: Jadilson Simões

Comente: