Gilberto Occhi recebe Medalha do Mérito Parlamentar

O governador Jackson Barreto acompanhou a solenidade e afirmou que Gilberto Occhi, em todos os cargos que assumiu, sempre teve um olhar especial por Sergipe

O governador Jackson Barreto compareceu na tarde desta segunda-feira, 29, à entrega da Medalha do Mérito Parlamentar ao presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Magalhães Occhi, outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. A concessão da Medalha foi aprovada pelo Conselho da Ordem do Mérito Parlamentar da Assembleia Legislativa e proposta pela segunda secretária da Mesa Diretora da Alese, deputada estadual Goretti Reis.

A homenagem tomou como base os relevantes serviços prestados pelo presidente da CEF ao estado, seja quando assumiu a Superintendência da Caixa em Sergipe, como ministro das Cidades, ministro da Integração Nacional e agora como presidente da Caixa Econômica Federal.

O governador Jackson Barreto afirmou que Gilberto Occhi, em todos os cargos que assumiu, sempre teve um olhar especial por Sergipe. “Temos que reconhecer a preocupação do homenageado em ajudar e contribuir com o desenvolvimento de Sergipe, especialmente com a construção civil, indústria responsável pela geração de emprego e renda de fundamental importância para todos. Gilberto Occhi já incorporou toda a sergipanidade do nosso povo”, ressaltou.

A Medalha do Mérito Parlamentar foi entregue ao homenageado pela deputada e autora da propositura, Goretti Reis, que também fez a saudação ao presidente da CEF. A parlamentar afirmou que a decisão de homenagear Occhi foi a maneira que a Assembleia Legislativa encontrou para reconhecer todos os serviços prestados por ele a Sergipe. Goretti Reis lembrou que Occhi já recebeu a outorga do Título de Cidadão Sergipano pela Assembleia Legislativa em uma legislatura passada.

Segundo ela, ao passar por diversos cargos, como ministro e também na Caixa Econômica, ele sempre buscou trazer para Sergipe investimentos fundamentais para o desenvolvimento do estado e a melhoria da qualidade de vida da população, a exemplo de construção de casas populares, saneamento básico e medidas de combate à seca. “Occhi demonstra responsabilidade republicana e social ímpar. Temos que valorizar as pessoas que contribuem, valorizam e têm carinho por nosso povo”, acentuou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Garibaldi Mendonça, afirmou que o presidente da Caixa representa muito para Sergipe pelos serviços prestados em favor do estado. “Ficamos feliz em entregar a maior honraria do parlamento sergipano a Gilberto Occhi, um cidadão amigo de todos os sergipanos”, ressaltou.

O presidente da CEF, Gilberto Occhi, agradeceu a homenagem que recebeu do parlamento sergipano, destacando que, em todos os cargos que assumiu, sempre buscou trazer investimentos para Sergipe. Ele recordou que foram investimentos no campo da construção civil, com a construção de unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida, investimentos em saneamento básico, mobilidade, abastecimento de água e ações para minimizar os efeitos da seca.

Gilberto ressaltou que construiu uma relação de gentileza, amizade sincera e de confiança como povo sergipano. “É isso que o povo precisa. É isso que recebo de Sergipe, não só eu, mas a minha família também, e é isso que eu busco devolver. Sempre busquei olhar para todos de maneira igual, de maneira republicana. Tenho certeza que uma das características que embasou meu trabalho nos dois ministérios e agora na CEF, é ter a porta aberta para atender as demandas. Se puder atender, vamos atender a todos. Temos que trabalhar para levar o benefício a todos”, afirmou.

“Nunca imaginei que fosse presidir a empresa que trabalho há 36 anos e que fosse passar pelos ministérios que passei. Não basta competência e não basta o trabalho, ao homem é preciso também uma dose de sorte. Volto a esta casa depois de 10 anos, quando recebi o Título de Cidadão Sergipano concedido pelo então deputado Ulices Andrade, para receber essa nova homenagem. Fico muito emocionado, porque foi aqui o lugar em que minha mãe me viu sendo homenageado. Ela nunca me viu ser ministro, nem presidente da CEF. Essa Casa me traz muita emoção”, concluiu.

Histórico

Gilberto Magalhães Occhi nasceu em 24 de julho de 1958 em Ubá (MG). Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, Occhi é graduado em Direito pela Universidade de Vila Velha (ES) e pós-graduado nas áreas de Finanças e Mercado Financeiro pela Universidade de Vila Velha (ES), Gestão Empresarial pela Universidade de Brasília e Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília.

Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1980 e acumulou experiência como gerente em diversas áreas da Instituição Financeira e do Banco Nacional da Habitação (BNH), como tesouraria, saneamento, habitação popular e cobrança. Em 1995, Gilberto Occhi assumiu o cargo de gerente de mercado no Espírito Santo. Em 2004, foi designado para o cargo de superintendente Regional em Sergipe.

No ano de 2008, passou a ocupar a Superintendência Regional em Alagoas, quando atuou também como Conselheiro Deliberativo do SEBRAE/AL. Em 2011, assumiu o cargo de Superintendente Nacional da Região Nordeste. Occhi assumiu o Ministério das Cidades em março de 2014, em substituição a Aguinaldo Ribeiro. Assumiu o Ministério da Integração Nacional entre 2015 e 2016 e é presidente de Caixa desde maio de 2016.

Presenças

Compareceram à solenidade, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho; o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Luiz Mendonça; a vice-presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Susana Azevedo; prefeitos do interior, vereadores, secretários de Estado e municiais, empresários e funcionários da CEF.

Comente: