Sistema que reduz prazo para emissão da Carteira de Trabalho entra em funcionamento no NAT

Com a mudança, qualquer pessoa que deseje emitir o documento pode se dirigir ao NAT Matriz com os documentos necessários e e receberá o documento em até 72 horas

Após a fase de ajustes, o novo sistema online para a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) está em pleno funcionamento no Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), vinculado à Coordenadoria de Trabalho e Emprego da Secretaria da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh). Com a mudança, qualquer pessoa que deseje emitir o documento pode se dirigir ao NAT Matriz [localizado na rua Santa Luzia, 680, bairro São José] munido de CPF, RG, Certidão de Nascimento ou Casamento, e Comprovante de Residência; e receberá o documento em até 72 horas.

Concentrando a assinatura, foto e impressão digital, o procedimento é feito em torno de 15 minutos e, segundo a coordenadora estadual de Trabalho e Emprego da Seidh, Sandra Magna Carvalho, representa uma melhoria no serviço na emissão do documento que, anteriormente, tinha prazo de entrega entre 10 e 12 dias. “Foi um avanço conquistado com esforço. Antes, o sistema era offline, com a utilização de um banco de dados. Quando algum município solicitava o serviço de CTPS, tínhamos que parar o atendimento na matriz, pois não era possível atender simultaneamente. Atendemos às diretrizes impostas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e, durante a semana, passamos pela fase de consolidação do sistema”, explica.

A coordenadora Sandra Magna ressalta, ainda, que, além da matriz, os municípios que estiverem necessitando do serviço também poderão ser contemplados. Basta solicitar. “A qualquer instância que pedir os nossos serviços, o Governo do Estado tem como atender, sem interromper o atendimento em outra unidade do NAT”. Para dar efetividade ao processo de implantação, o setor precisou adquirir os materiais necessários para atender a população. Uma das vantagens é que o usuário não precisa mais levar a fotografia 3×4.

O usuário Genildo Rocha é de Maceió (AL), mas trabalha na capital sergipana e avalia o serviço. “Onde eu morava tinha que agendar o atendimento. Aqui só temos que aguardar pela ordem das senhas, mas o atendimento foi tranquilo e sem complicações”, conta. Já jovem Andreza Maria dos Santos, que está buscando seu primeiro emprego, aproveitou o novo sistema para solicitar a Carteira de Trabalho. “Quem chegar um pouco mais cedo consegue ser atendido sem espera. O mais bacana é a que a entrega será dentro do prazo de três dias”, observa.

Comente: