Emsurb inicia preparativos em cemitérios para o Dia de Finados

Os cemitérios da capital que são administrados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), estão sendo preparados para receber um grande número de pessoas no Dia de Finados, 2 de novembro. Durante esta semana, já foram iniciados os serviços de limpeza no cemitério São João Batista e, a partir desta quarta-feira, 25, os demais serviços de manutenção geral de todas as áreas externas e internas dos cemitérios serão executados.

Três cemitérios estão sendo atendidos a partir da iniciativa: o Helena Alves Bandeira, na Atalaia; o ABC, no bairro Jardins – que está inativo, mas recebe visitação; e o São João Batista, que fica no conjunto Castelo Branco. Este último, com o maior número de sepultados e, consequentemente, o que deve ser mais visitado no feriado.

Segundo o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, as equipes serão divididas em trabalhos internos e externos, como capinação, remoção de lixo, poda, e limpeza de ruas e praças no entorno dos cemitérios. Já os cemitérios particulares recebem manutenção apenas na área externa. “Durante todo o dia 2 de novembro, colocaremos à disposição uma equipe fixa de agentes de limpeza no cemitério São João Batista, e mais 12 agentes como equipe volante para atender os demais cemitérios”, informou o diretor.

Estrutura

Repetindo o modelo de execução das ações que ocorreram no cemitério São João Batista no ano anterior, as cinco missas promovidas durante todo o feriado serão realizadas na área externa. “Serão realizadas cinco missas ao longo do dia na frente do cemitério São João Batista, e para oferecer um maior conforto ao público o órgão irá disponibilizar cadeiras, toldos e banheiros químicos. No cemitério Helena Bandeira serão realizadas quatro missas, e no ABC uma missa, ambos com a mesma estrutura. O objetivo é permitir uma melhor fluidez dentro dos cemitérios e conforto para os visitantes”, explicou o Diretor de Espaços Públicos, Bira Rabelo.

O diretor ressaltou ainda que, durante todo o Dia de Finados, a Emsurb atuará também com equipes que irão fiscalizar a venda pelos ambulantes. O foco da fiscalização será a organização do espaço onde poderá ser feito o comércio dos ambulantes de flores, velas e planos funerários, para que assim, não haja obstrução na passagem dos visitantes.

Comente: