Vigilância Sanitária faz capacitação com comerciantes do Fest Verão

Para dar mais segurança aos consumidores que estarão no Fest Verão, que será realizado em Aracaju de amanhã, 20, ao próximo domingo, 22, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária Municipal, fez nesta quinta-feira, 19, uma capacitação de boas práticas de alimentação com os comerciantes que atuarão no evento. Foram passadas orientações, por exemplo, sobre manipulação e armazenamento dos alimentos.
Segundo a gerente de Alimentos da Vigilância, Alaíza Morais, a capacitação é de suma importância tanto para os comerciantes, quanto para o consumidor final. “Tivemos que fazer essa capacitação de maneira emergencial, como foi decidido em audiência realizada no MPE (Ministério Público Estadual) esta semana, porque das empresas terceirizadas que atuarão no evento, apenas uma tem a licença sanitária. Então passamos orientações sobre manipulação e armazenamento dos alimentos e também higienização correta das mãos, por exemplo”, disse.
Alaíza ressalta ainda que a Vigilância fiscalizará a parte de alimentos nos três dias do evento. “Estaremos no evento fazendo a fiscalização de toda a parte de alimentos. Vamos verificar desde a manipulação à distribuição dos alimentos. Precisamos ter muito cuidado em relação a isso. A partir de agora, faremos sempre fiscalizações em eventos de massa, seja ele público ou privado”, frisa.
Orientações
E a comerciante Maria Nazaré Macedo, que participou da capacitação, conta que as orientações foram muito bem-vindas. “É sempre bom passar por uma reciclagem e receber orientações. Trabalho com alimentos e sei que preciso ter muito cuidado. A capacitação reforçou ainda mais isso”, declara.
Já Glécio dos Santos, que também comercializará na festa, afirma que utilizará as dicas que recebeu na capacitação. “Recebemos muitas dicas e utilizarei todas no meu trabalho. É sempre bom passar por capacitação. A gente só sai ganhando com isso”, disse.

Deixe uma resposta