Sergipe está na semana mais fria do ano

Aracaju deverá apresentar a mínima de 16,5 º C/Foto: Victor Ribeiro/ASN
Aracaju deverá apresentar a mínima de 16,5 º C/Foto: Victor Ribeiro/ASN

O Centro de Meteorologia de Sergipe (Cemese), vinculado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), informa que Sergipe está na semana mais fria do ano, prevista entre os dias 09 a 15 de agosto, devido à grande nebulosidade apresentada no oceano Atlântico que sobe sentido região nordeste. A menor temperatura deve ser registrada na manhã do dia 13, atingindo 14º C na região centro sul, mais precisamente na cidade de Lagarto. Neste mesmo dia, Aracaju deverá apresentar a mínima de 16,5º C no período da manhã. Isso acontece devido à aproximação das massas que impulsionam os ventos da região sul para o nordeste do Brasil.

“Este ar que desce atuando em média atmosfera ainda é atuação do fenômeno El Niño, previsto até 23 de setembro, final do inverno. Este ano, o inverno apresenta temperaturas mais baixas em relação ao mesmo período do ano passado e, mesmo com a chegada da primavera, as características do inverno vão se dissipando lentamente, possibilitando, ainda, chuvas finas de forma decrescente do litoral para o interior”, explica o meteorologista Overland Amaral.

O Centro de Meteorologia informa, ainda, que as ondas marítimas estarão maiores nas próximas 24 horas, podendo atingir até 4 metros. O fenômeno acontece desde o litoral norte da Bahia até o litoral alagoano, atingindo, portanto, o litoral sergipano.

De acordo com o Centro, o aumento das ondas é causado pelos ventos com direção sul e sudeste, muito comum neste período do ano. Estes ventos são frios e de alta velocidade, características que interferem na baixa temperatura sentida em Sergipe nos últimos dias e no aumento das ondas.

 

Comente: