Sema realiza a oitava edição da Blitz Ambiental

Na manhã desta quinta-feira, 09, a Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), realizou na Praça Getúlio Vargas, na sede da cidade, a oitava edição da Blitz Ambiental, que tem como objetivo mobilizar a comunidade para a prática de atitudes sustentáveis e ecologicamente corretas.

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Halisson Sousa, ações como essa possibilitam que os resíduos sigam a destinação ambientalmente correta. “Além do destino correto é uma maneira de gerar renda para a parcela da população que sobrevive da reciclagem. Tudo isso só é possível graças à participação ativa da comunidade, que realiza a doação do material reciclável. Dessa forma possibilitamos o maior aproveitamento dos resíduos, reduzindo o descarte irregular. Os resultados obtidos nas outras edições foram positivos e a pretensão é alcançar outros bairros do município”, informa o secretário da Sema, Halisson Sousa.

 

Segundo a colaboradora da Associação Reviravolta, Ivani dos Santos, esse trabalho da Sema garante que os colaboradores da associação tirem uma renda extra dos materiais recolhidos. “Todo o material recolhido nas blitzes são levados para a nossa associação, lá fazemos uma triagem e repassamos para algumas empresas. É possível arrecadar por mês, extra, cerca de R$400,00”, revela Ivani dos Santos.

 

A auxiliar de serviços gerais, Elaine Mendonça, conta que já realiza a seleção de garrafas pet em sua residência. “Eu já estava guardando algumas garrafas em casa, porque sempre aparece alguém que recolhe, só que eu adorei essa ideia de trocar por plantinhas, pois beneficia quem faz a coleta e motiva a comunidade a doar”, explica Elaine Mendonça.

 

O auxiliar de serviços gerais Gilson Alves, reconhece a importância desta ação. “É uma maneira de reduzir o lixo no meio ambiente e nós precisamos avançar muito nessa questão, é um trabalho muito bonito de conscientização. Estou na torcida para que esse projeto evolua cada vez mais e que a população aprenda a dar um destino correto para esses resíduos. Essa ação serve também para aprender e colocar em prática no meu trabalho”, conta.

 

Comente: