Santo Amaro recebe visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima

Moradores de Maruim acompanharam a imagem até Santo Amaro e participaram das primeiras programações do dia
Moradores de Maruim acompanharam a imagem até Santo Amaro e participaram das primeiras programações do dia

Centenas de fiéis receberam nesta terça-feira, 21, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima ao município de Santo Amaro das Brotas. A imagem saiu por volta das 7h30 da Igreja Matriz de Maruim e seguiu em cortejo até a cidade. Populares saíram em procissão pelas ruas até a Igreja Matriz de Santo Amaro, onde aconteceu a missa em ação de graças à visita.

Durante todo o dia, uma programação especial foi cumprida em homenagem a visita. O prefeito Luis Herman (Chileno) conta que foi um dia muito especial e que a prefeitura não poderia tomar outra decisão, a não ser liberar seus funcionários para receber uma imagem tão importante. “A gente fica muito feliz e agraciado por receber em nosso município a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que veio de Portugal e está visitando todo o país. Santo Amaro, mesmo sendo uma cidade tão pequena, não ficou de fora da agenda de visitas dela, isso mostra que ela queria nos abençoar. Hoje foi um dia muito especial e emocionante para todos nós santo amarenses, não há palavras que descrevam o sentimento que nasce dentro da gente depois de uma visita como essa”, enfatiza Chileno.

A imagem número 12 de Nossa Senhora de Fátima está percorrendo o Brasil desde 2013 e continuará peregrinando pelo país até 2017, quando completa 100 anos de sua aparição aos três pastorinhos, na cidade de Fátima, em Portugal. A responsável pela imagem peregrina aqui em Sergipe, membro da Família servida de Fátima e da Associação Tarde com Maria do Santuário do Rio de Janeiro, Márcia Ilá, explica que a peregrinação da imagem é uma comemoração ao centenário da aparição.

“As 12 imagens do Santuário de Portugal vão viajar o mundo em homenagem ao centenário e levar o nome de Fátima. Essa imagem número 12 viaja o Brasil todo e a gente ta com esse objetivo de levar a mensagem que Nossa Senhora vem nos dizer, 100 anos dessa aparição, a nossa oração do terço, as penitências, o convite a oração, oração ao santo padre, a nossa adoração, a santa missa, todas as mensagens que fazem parte dos sacramentos, de tudo que Deus quer para a gente”, diz a responsável.

Márcia conta que a visita a cidade de Santo Amaro a emocionou muito, e em determinado momento foi impossível conter as lágrimas. “Nós acompanhamos sempre, já fomos a mais de 80 cidades e aqui em Santo Amaro foi especial porque a gente sentiu a fé do povo ali caminhando descalço, as pessoas com bastante fé, as crianças, os jovens, a gente viu uma unidade muito grande, e hoje parecia um lindo domingo, apesar de ser um dia de semana. Então Nossa Senhora se fez presente e a gente é muito feliz por isso, por partilhar esse momento de graça e um momento histórico para a cidade”, destaca Ilá.

O pároco de Santo Amaro, padre Fábio Negromonte, diz que palavras não explicam a experiência que viveu nesta terça-feira. “É uma presença inexplicável, como se o céu realmente tocasse a terra e a gente vê em cada olhar, em cada semblante, a presença de Deus, a presença daquela que vai tocando e tudo aquilo que Ela transmite, de tão profundo, que é a paz. Nós ficamos admirados e não conseguimos explicar o tamanho da grandeza, da manifestação do amor de Deus. Prova para nós que Deus verdadeiramente continua muito próximo de cada um de nós, que somos humanos, somos seus filhos e prova que ele continua nos amando como filhos e filhas”, contou o padre, emocionado.

A paroquiana Givanilde Teles, conta que completa 50 anos este mês e não tem presente melhor que a visita de Nossa Senhora. “Foi muito gratificante, muito emocionante, não só para mim como todos os nossos conterrâneos, os moradores de Santo Amaro foram privilegiados em receber essa visita e eu em especial, porque a última vez que Nossa Senhora de Fátima esteve visitando Sergipe, eu estava nascendo e agora temos a oportunidade de ter a presença dela aqui no nosso meio. Para mim e para todos foi uma grande honra, uma grande satisfação. Que ela derrame muitas bênçãos e luz na cidade de Santo Amaro, em nossa paróquia e em todos os sacerdotes”.

Para o paroquiano Iran Ferreira dos Santos, foi um dia muito emocionante. “Para todos nós é um momento único, porque a cada 50 anos, Nossa Senhora de Fátima sai peregrinando e nós estamos aqui para recebê-la nesse centenário. Para nós é uma grande alegria. Eu não esperava a manifestação do povo de Santo Amaro, foi para nós uma surpresa a quantidade de pessoas presentes, essa multidão acolhendo aqui a mãe de Jesus. Que Nossa Senhora derrame bênçãos e graças sobre o nosso povo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *