Revisão Enem: Turnê O Enem, o Sonho & Você acontece nesta quinta-feira no Teatro Atheneu

Iniciativa é coordenada pelo professor Fabiano Oliveira, que leciona Língua Portuguesa na unidadeSegunda-Feira, 08 de Novembro de 2021

Na próxima quinta-feira, 11, o Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte, localizado em Aracaju, realizará a V turnê intitulada O Enem, o Sonho & Você, no Teatro Atheneu, das 8h às 11h30. A iniciativa é coordenada pelo professor Fabiano Oliveira, que leciona Língua Portuguesa na unidade. 

A aula é uma revisão de Linguagens, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio de paródias de artistas consagrados. A turnê é aberta a todos os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino e marca o retorno dos alunos às aulas presenciais com os principais conteúdos do Enem. Para 2021, foi lançado o CD “Na Pegada do Enem”, com diversos sucessos da música popular brasileira, que vão desde os anos 1980 até os hits atuais. 

O professor Fabiano Oliveira explica que o evento é aberto ao público, bastando o aluno se deslocar até o Teatro Atheneu para participar da revisão. “Esse é um momento de muita felicidade, pois retornamos com a aula- show de forma presencial. Ver os olhos dos alunos que buscam ingressar nas universidades públicas é de uma emoção muito grande”, disse. 

Os assuntos musicados contêm tipologias textuais, gêneros textuais, figuras de linguagem, funções de linguagem e escolas literárias. Os temas ganharam versões pedagógicas para ajudar os alunos, cuja turnê passou por 12 cidades sergipanas. Os grandes destaques foram as paródias da cantora Marília Mendonça, com “O concretismo assim nasceu”, baseada na música “Graveto”, a mais tocada de 2020; Facas, de Diego e Victor Hugo, uma homenagem aos 100 anos de Clarice Lispector, e Ilariê, imortalizada na voz de Xuxa, apresentada com o conteúdo “Tipologias textuais”.  

No repertório de retorno ao palco do Teatro Atheneu, entram, também, paródias inspiradas nas músicas Evidências, Péssimo negócio coração, Atrasadinha e Prefixo de verão. Ao todo foram feitas mais de 10 novas paródias lançadas nas redes sociais.

Comente: