Projeto Sala Verde começa a dar certo em escola de Salgado

Com o objetivo de fomentar a interatividade do alunado com o meio rural, a Prefeitura de Salgado vem incentivando os estudantes da rede municipal a praticarem atividades em hortas comunitárias feitas nas unidades escolares. A ação ainda é embrionária, mas os primeiros resultados já estão surgindo na Escola Municipal José Araújo dos Santos, do povoado Água Fria. O Projeto Sala Verde é feito em conjunto através das secretarias de Educação e Agricultura, e a Universidade Federal de Sergipe.

A professora Maria Eulina Barbosa, que é uma das coordenadoras da ação, diz que tudo começou a partir de um trabalho feito na UFS. “Fiz este curso com mais duas professores aqui de Salgado, e agora estamos colocando a atividade em prática junto com os alunos. Montamos o cronograma e uma vez por semana trazemos uma turma para á prática na horta. O trabalho começa na sala de aula e complementado no campo”, explicou, afirmando que é muito gratificante participar da ação.

A secretária municipal de Educação, Hilta Santos Silveira, afirma que o Projeto só está dando certo, graças ao empenho de todos os envolvidos. “As professoras participaram do curso de formação e nosso secretário de Agricultura, Zé do Viveiro (José Raimundo da Silva), está dando apoio aqui na horta da escola. Os alunos se envolvem, aprendem de uma forma diferente e divertida, e todos tem o prazer de lidar com o meio ambiente, descobrindo a sua importância para a vida do seres humanos”, apontou.

A dinâmica ensina aos alunos a utilizarem a água de maneira correta, sem desperdício, e também a necessidade de cultivação de produtos orgânicos. Toda a produção será aproveitada na merenda escolar. “Já plantei coentro, alface, quiabo, cebolinha, entre outros produtos que utilizamos em casa. Muito bom saber como é a produção da nossa comida e poder mexer na terra, dando valor a vida no campo”, conta Mário César Santana (11), aluno do quinto ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *