Prefeitura de Socorro e Governo Federal entregam empreendimento das Mil Casas

O dia da entrega das Mil Casas chegou, e o sonho da casa própria de mil famílias socorrenses foi realizado. Em um momento de muita emoção e alegria, nesta terça-feira, 12, o Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), entregou o Complexo Habitacional Padre José Enaldo Menezes de Rezende.

Composto pelo Conjunto Habitacional Cidade das Flores I e Residencial Vila Formosa I, o complexo foi idealizado em 2017 para dar dignidade da casa própria a mil famílias socorrenses. Com um investimento inicial de R$ 77 milhões, com recursos federais, e mais R$ 7 milhões com recursos próprios da Prefeitura de Socorro, o empreendimento foi construído pela Construtora JFilhos e tornou-se um marco na história dos 157 anos de Nossa Senhora do Socorro. O investimento faz parte do Programa Casa Verde e Amarela – política pública que visa combater o deficit habitacional e facilitar o acesso da população à moradia digna. 

O prefeito Padre Inaldo se emocionou ao falar sobre o momento.  “Esse é um momento muito especial, fico muito feliz por ter sido a ponte para a concretização dos sonhos dessas mil famílias. A felicidade dessas quatro mil pessoas que estão sendo beneficiadas enche meu coração de alegria, e dou graças a Deus por poder dar essa felicidade a elas”, falou o prefeito, emocionado. 

O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, parabenizou a iniciativa da gestão municipal de investir no sonho dessas mil famílias. “Esse empreendimento significa a realização dos sonhos das 4 mil pessoas que vão viver nesse residencial. Isso é trazer mais dignidade, cidadania e segurança para essas famílias. Eu senti uma grande emoção hoje, poder participar dessa ocasião ímpar me trouxe uma felicidade sem igual, posso afirmar que esse é um dos dias mais felizes da minha vida”, disse. 

Evislam Souza, diretor presidente da JFilhos, falou do desafio de construir um empreendimento tão grande e a satisfação de finalizar o projeto. “Foi um grande desafio, enfrentamos um período de pandemia e de inflação alta, mas com o apoio do Governo Federal, da Caixa Econômica e da gestão municipal, chegamos a esse dia tão importante, entregando as construções com um alto padrão de qualidade. Esse foi um trabalho feito em equipe, com um grande apoio da Prefeitura de Socorro, e nós da JFilhos ficamos muito felizes em entregar esse empreendimento para essas famílias”, disse.

O secretário de Planejamento, Francisco Nascimento, destacou que o trabalho da gestão não termina na entrega das casas. O empreendimento será equipado com creches, escolas, Unidades Básicas de Saúde e diversos outros equipamentos públicos.

Luciana Francisca dos Santos, dona de casa de 30 anos, foi uma das contempladas e expressou imensa felicidade no momento de receber a chave. “Saber que terei uma casa para meus dois filhos pequenos é a maior alegria da minha vida. Agradeço à dedicação de todos envolvidos em realizar o sonho de todos nós”, disse.

Mãe solteira e dona de casa, Claudiane Souza, de 27 anos, disse que é quase impossível descrever o sentimento de pegar a chave da casa. “Sinto muita gratidão e felicidade por essa oportunidade”, agradeceu.

Novidades

Durante a cerimônia de inauguração do complexo, o prefeito Padre Inaldo aproveitou o momento para entregar, pessoalmente, ao ministro Daniel Ferreira, o pedido para construção de mais duas mil novas casas populares. 

O pedido foi aceito pelo ministro, que deu uma grande notícia para o prefeito e para os socorrenses. “Nós temos recursos para atender o pedido do prefeito, então, com planejamento tudo será encaminhado e pode dar certo”, explicou.

Mil casas

Cada unidade habitacional possui 52m², contendo sala, cozinha, banheiro, área de serviço, dois quartos e área para expansão. O complexo contém quadras poliesportivas e áreas de lazer para os novos moradores. Além disso, toda a área é monitorada pela Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal de Socorro.

O complexo habitacional leva o nome do Padre José Enaldo Menezes de Rezende, o “Padre dos Pobres”, conhecido por seu trabalho social com os grupos em situação de vulnerabilidade social. Todas as ruas dos conjuntos foram nomeadas em homenagem a mulheres socorrenses, e as avenidas também levam nomes de mulheres.

Presenças

O evento contou com a presença de deputados estaduais e federais e de vereadores. Também estiveram presentes o governador do Estado, Belivaldo Chagas, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. A cerimônia contou com o apoio da Guarda Municipal de Socorro (GMS), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e das Secretarias Municipais de Assistência Social, Planejamento e Cultura. 

Durante o evento, as apresentações culturais do grupo Zabumbadores de Vó Lourdes e de Kayllan Alves animaram o momento ainda mais.

Comente: