Governo amplia abastecimento de água nos povoados Catuabo e Alagadiço, em Frei Paulo

As obras iniciaram na semana passada e a previsão que sejam concluídas até a próxima terça-feira, 25

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realiza o serviço de ampliação do abastecimento de água para o povoado Catuabo, em Frei Paulo.  As obras iniciaram na semana passada e a previsão que sejam concluídas até a próxima terça-feira, 25. Um investimento de R$ 90 mil reais que beneficiará  200 residências, cerca de mil pessoas.

De acordo com o gerente operacional da regional Sertão da Deso, Marcelo Barreto, a ampliação se deu a partir da necessidade de acompanhar o crescimento populacional da região. “Os sistemas cresceram bastante e como essa localidade fica no final de linha, ela acabou apresentando problemas no abastecimento, o que nos levou a fazer um estudo que possibilitasse fazer um aumento na vazão. Até o momento, essa localidade estava sendo atendida por um sistema de rodízio. A ideia é fornecer agua de forma contínua atendendo o volume exigido para o povoado”, destacou.

Segundo o gerente, o próximo passo é fazer as interligações ao sistema e os ajustes necessários para a conclusão na próxima terça-feira, 25. As obras compreendem a implantação de 800 metros de rede, com tubo de 10 mm de diâmetro, o dobro da capacidade que atende a região atualmente.

Marcelo Barreto explicou que primeiramente foi realizado um estudo técnico que consistia num levantamento em campo. A partir do estudo, concluiu-se a necessidade de interligar esse abastecimento através de outro sistema, a partir do povoado Cruz das Almas, município de Nossa Senhora Aparecida. “O nosso projeto foi feito pensando nas residências que existem hoje e num acréscimo populacional. A intenção é levar uma oferta um pouco acima da necessidade atual. Além disso, o povoado Alagadiço vai acabar sendo atendido de maneira indireta. Hoje a agua que atende o povoado Catuabo sai do povoado Alagadiço. A partir do momento que buscamos uma alternativa para esses abastecimentos no povoado Catuabo, essa água vai sobrar no povoado Alagadiço possibilitando uma melhor distribuição naquela localidade”, frisou.

Comente: