Governador abre os festejos do Arraiá do Povo

Nem mesmo a chuva forte desanimou o público que compareceu ao primeiro dia de festa

A décima edição do Arraiá do Povo abriu seus festejos com muita música, alegria e forró. Mesmo abaixo de chuva, o público compareceu à Orla de Atalaia nesta quinta-feira, 22, para acompanhar um dos mais tradicionais e importantes festejos juninos do país.

No primeiro dia de festa, o governador Jackson Barreto visitou o Arraiá, acompanhado de vários secretários de Estado. “No São João nordestino,o que não pode faltar é forró, afinal, Sergipe é o país do forró. Então, é uma satisfação abrir o Arraiá do Povo, e tenho total certeza que este vai ser um dos festejos mais lindos da história da Orla. Este é um evento que gera turismo, gera emprego, renda, anima nossa cidade e oportuniza ao povo ter acesso as nossas tradições culturais”, afirmou o governador.

Com seu emocionante concerto junino, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) abriu a programação do Palco Clemilda, seguida da Quadrilha Junina Retirantes do Sertão, depois houve a apresentação de Correia dos Oito Baixos, Jurandi da Feira e Falamansa. Já no Coreto Ismar Barreto, o público assistiu a apresentação do grupo Peneirou Xerém, Gilson do Acordeon e Odir Cairus.

“Contamos os dias para vir para a Aracaju, que é um lugar que já faz parte da nossa história nesses 19 anos de carreira. ÂncoraSempre encontramos aqui o carinho de um público que gosta da banda e que acompanha o nosso trabalho. Esse Arraiá é lindo e faz jus ao seu nome porque é uma festa feita para o povo, e o clima de proximidade é o melhor termômetro para saber o quanto estamos no caminho certo”, declarou o vocalista da banda Falamansa, Tato.

Com 52 anos de carreia, o sanfoneiro sergipano Correia dos Oito Baixos conta que participou de todas as dez edições do Arraiá do Povo. “Estou muito feliz de participar mais uma vez de um evento tão grandioso quanto este. É um evento que abre espaço para a cultura dos sergipanos. Por isso, não podemos deixar essa festa morrer, deixar este espaço acabar jamais”, defendeu.

Esse ano, a festa segue até o dia 30 de junho, reunindo mais de 50 atrações entre artistas e bandas sergipanas, nordestinas e de destaque nacional, quadrilhas e grupos folclóricos, selecionadas via edital. Mais uma vez, o espaço conta com toda infraestrutura para os visitantes, formando uma verdadeira vila do interior, com igreja, bodega, estandes de comidas típicas, artesanato, além de espaço kids, tablado e palco.

Para o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, o objetivo principal do Arraiá do Povo é ser um evento democrático, tanto para os artistas que participam por meio do edital, como para o público, já que abriga atrações diversificadas. “Vemos um apreço muito grande da população pelo Arraiá do Povo, que soma dez anos de tradições aqui na orla. Uma festa bonita que envolve as famílias, com tranquilidade, segurança, e atrações que exaltam nossa cultura popular”, reforçou.

A alegria e diversidade do público comprovou o sucesso do evento mais uma vez. A professora baiana Guilmar Almeida elogiou o evento. “Sou de Salvador e este é o segundo ano que venho para os festejos do Arraiá do Povo. Acho tudo lindo, mas a minha atração preferida são as quadrilhas juninas. As danças, o folclore, as comidas típicas, é tudo maravilhoso”, ressaltou.

Já a advogada, Augusta Leal disse ter gostado muito das novidades da programação. “Sempre acompanho o Arraiá, que é uma festa maravilhosa. Este ano gostei muito de ver a Orquestra Sinfônica que apresentou um repertório todo junino instrumental”, completou.

O Arraiá do Povo faz parte do Encontro Nordestino de Cultura, evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio do Banese, Caixa Econômica Federal e apoio da Unit, Maratá, Sebrae e Fundação Aperipê. Participaram do evento a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), A Polícia Militar, Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Inclusão Social, Secretaria de Comunicação, Emsetur, Pacific Eventos e BHS Eventos.

Confira a programação completa aqui.

Presenças

O governador Jackson Barreto estava acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo, da deputada Silvia Fontes, dos deputados Garibaldi Mendonça e Robson Viana, dos secretários Fábio Henrique, do Turismo; João Augusto Gama, da Cultura; do Desenvolvimento Social, Zezinho Sobral; José Sales Neto, da Comunicação; e do empresário Luciano Barreto.

Itaporanga
Após abrir oficialmente o Arraiá do Povo, o governador Jackson Barreto seguiu para Itaporanga D’Ajuda, distante 52km de Aracaju, para prestigiar o festejo junino do município. O evento foi aberto com o show de Zezé de Camargo e Luciano. Ele foi recebido pelo prefeito Otávio Sobral.

Jackson Barreto parabenizou o município e disse que o prefeito foi muito corajoso ao trazer Zezé de Camargo e Luciano para abrir o São João. Segundo o governador, Itaporanga está fazendo uma das mais belas festas juninas.

“Sou forrozeiro e Itaporanga preparou e organizou uma bela festa, não decepcionou o povo. Acho que todo festejo tem como objetivo manter nossas raízes culturais e Itaporanga está cumprindo a risca esse objetivo. O prefeito e a sua equipe estão de parabéns”, afirmou.

Comente: