Detran/SE lança Portal de Autoatendimento Sergipe em 20/04/2012 12:41h por Bareta | Comente


 

 Requisitar a primeira habilitação ou licenciar o veículo ficará mais fácil. A partir do dia 25 de abril, os usuários do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe – Detran/SE – terão mais uma opção de atendimento no órgão, através da internet. Gradativamente, a população terá acesso a 71 serviços através do Portal de Autoatendimento. Com essa ferramenta, o cidadão poderá solicitar pelo site uma cópia da CNH ou do CRLV e receber o documento em casa.

 

A ação do Detran/SE é pioneira no Brasil e tem o objetivo de reduzir a demanda nas unidades de atendimento, possibilitando maior comodidade aos seus usuários. Melhor atender os cidadãos e diminuir as filas é uma das principais metas da atual administração do Detran e uma determinação do Governo do Estado.

 

“Por ano, verificamos que recebemos em torno de 100 mil processos de habilitação e cerca de 92 mil somente de licenciamento de veículos. Com a disponibilização dessas opções por nosso Portal de Autoatendimento, buscaremos dar mais agilidade aos serviços e diminuir o incômodo das filas em nossas unidades”, explica o diretor-presidente Bosco Costa.

 

A grande novidade será a opção de escolha do usuário em receber os documentos em sua residência ou endereço indicado durante o preenchimento dos dados, entretanto, continua valendo a possibilidade de recebimento dos documentos em qualquer unidade do Detran em Sergipe.

 

Implantação

 

Os serviços serão disponibilizados ao público via internet de forma gradativa. No primeiro momento, poderão ser acessados no Portal de Autoatendimento todos os serviços de veículos e infrações, além de segunda via de habilitação. Na segunda fase, estará disponível a solicitação de troca simples de Permissão Para Dirigir – PPD – por Carteira Nacional de Habilitação – CNH. A previsão é que somente em meados de junho estejam sendo inseridas no Portal todas as opções de serviços referentes à habilitação.

 

Algumas opções não serão disponibilizadas aos usuários via internet, como, por exemplo, emissão de Permissão Internacional para Dirigir – PID –, mudanças em dados identificadores do condutor e transferência de jurisdição de um veículo, por exemplo, que ainda deverão ser realizadas de forma presencial.

Compartilhar/Favoritos