Curso de Bombeiro Civil do Centro Profissionalizante Marcelo Déda promove atividade prática

Uma parceria estabelecida entre o Centro Estadual de Educação Profissional Governador Marcelo Déda (CEEPGMDC), localizado no município de Carmópolis, e a empresa Petrobras resultou numa demonstração prática de situações cotidianas da atuação profissional de um bombeiro civil, como apresentação de técnicas e normas de combate a incêndio e primeiros socorros.

 

Auxiliado por uma equipe de técnicos, o supervisor do setor de Segurança Industrial da Petrobras para Sergipe e Alagoas, Sérgio Seixas, conduziu a aula prática que foi ministrada nesta quarta-feira, 20, para os 65 estudantes das duas turmas do curso de Bombeiro Civil, Formação Inicial e Continuada, ofertadas pelo Centro de Educação Marcelo Déda.

 

Os estudantes que participaram da aula estão cursando o segundo módulo da qualificação profissional de curta duração em Bombeiro Civil e atuarão profissionalmente, prestando serviços de prevenção de incêndio e atendimento de emergência em edificações e eventos.

 

Município que tem sua economia voltada principalmente para a exploração de petróleo e gás, a cidade de Carmópolis concentra diversas empresas que atuam nesse ramo.

 

E é justamente para qualificar a população local e dos municípios circunvizinhos e oferecer mão de obra qualificada a esse mercado que a Secretaria de Estado da Educação (SEED) está ofertando o curso.

 

“Mais da metade dos estudantes do curso de Bombeiro Civil são aqui do município e estão buscando uma formação profissional, pois sabem que a cadeia de petróleo e gás, segmento que mais emprega em Carmópolis, tem exigido profissionais cada vez mais qualificados”, afirma a diretora do CEEPGMDC, professora Jerusa Magaly Porciúncula.

 

Aula

 

Durante toda a tarde os estudantes tiveram acesso a conhecimentos diversos relacionados à segurança industrial e à prevenção de combate a incêndio.

 

De forma bastante didática, a equipe da Petrobras responsável pela aula prática proporcionou aos estudantes do curso de Bombeiro Civil o contato e manuseio de equipamentos utilizados em situações de emergência, como máscaras de respiração, mangueiras de combate a incêndio e roupas de aproximação ao fogo.

 

Como forma de levar aos estudantes uma experiência similar a uma situação real, o setor de Segurança Industrial da Petrobras deslocou até o Centro Marcelo Déda uma viatura de combate a incêndio e uma unidade de resgate de emergência, com médico e enfermeira do trabalho e outros profissionais.

 

“Foi uma oportunidade excelente. Uma aula prática como a que tivemos hoje, sem dúvida contribui e muito para a formação desses futuros brigadistas, além do que, esse conhecimento prático acaba estimulando os estudantes”, ressaltou o professor do curso de bombeiro civil, Maxsuel Mendonça.

 

Novos cursos

 

Em fase de implementação, o Centro Estadual de Educação Profissional Gov. Marcelo Déda irá ofertar à comunidade, a partir de 2017, os cursos de Técnico em Petróleo e Gás e Técnico em Segurança no Trabalho.

 

Atualmente, além do curso de bombeiro civil, o CEEPGMDC está ofertando também turmas de Inglês instrumental.

Comente: