Cedro ultrapassa mais de 50% da meta em Dia ‘D’ de vacinação contra sarampo e paralisia infantil

 


As estratégias para imunizar a maior quantidade possível do grupo prioritário na campanha contra sarampo e paralisia infantil ganharam um reforço maior com o Dia “D” de vacinação, realizado no sábado (18) em todo o Brasil. Em Cedro, o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde apontou que ao final do dia 69,69% da meta de imunização já tinham sido alcançados. A atividade ocorreu na Clínica de Saúde da Família Juraci Ramos Rocha.

A ação visa atender e imunizar diversas crianças de de 1 ano a menores de 5 anos. A campanha nacional se estenderá até o final do mês de agosto, por se tratar de uma campanha de mobilização, a vacina contra o sarampo ficará disponível o ano inteiro nos postos de saúde do município.

O sarampo

É uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença.

Paralisia Infantil

É uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *