Brigada Itinerante fecha programação do mês em Frei Paulo e Tobias Barreto

Durante esta segunda e terça-feira, dias 28 e 29, os agentes de endemias estarão intensificando o combate ao mosquito em Frei Paulo. Já na quarta e quinta, dias 30 e 31, a Brigada finaliza a agenda mensal em Tobias Barreto.

A Brigada Itinerante da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), força-tarefa do Governo do Estado na guerra contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, fechará a programação de visitas aos municípios sergipanos no mês de março em Frei Paulo e Tobias Barreto. Durante esta segunda e terça-feira, dias 28 e 29, os agentes de endemias estarão intensificando o combate ao mosquito em Frei Paulo.

Já na quarta e quinta, dias 30 e 31, a Brigada finaliza a agenda mensal em Tobias Barreto. Até o momento oito municípios receberam a visita dos agentes este mês. Foram eles: Indiaroba, Malhador, Arauá, Poço Redondo, Itaporanga D’Ajuda, Salgado, Maruim e Laranjeiras. Ao todo, este ano, os agentes da Brigada trabalharam em 31 municípios.

De acordo com dados da Coordenação de Promoção e Prevenção à Saúde da Funesa, até o mês de fevereiro mais de 31 mil casas foram visitadas em Sergipe, sendo que 6 mil criadouros do mosquito foram tratados e outros 34 mil foram eliminados.

“São números altos que mostram o trabalho intenso que os agentes de endemias realizam neste momento crítico de infestação do Aedes aegypti”, destacou a coordenadora Liliane Trindade.

Atualmente são 84 agentes de endemias da Fundação que integram a Brigada Itinerante. “E esse número de agentes está sendo ampliado regularmente para podermos fazer com que a quantidade de visitas cresça ainda mais. A previsão é que na próxima semana já se tenha uma capacitação para mais dez novos agentes”, informou Liliane.

Nas visitas, os agentes fiscalizam possíveis criadouros e também orientam os moradores sobre o combate ao Aedes aegypti. Terrenos baldios também são fiscalizados pela Brigada.

Comente: