Planejamento antecipado da Polícia Militar garante um carnaval tranquilo em Sergipe

Sem ocorrências graves, PM divulga balanço do carnaval

Após cinco dias de policiamento reforçado para atender as demandas das festas carnavalescas em todo o estado, a Polícia Militar do Estado de Sergipe encerrou a Operação Carnaval 2020 nesta quarta-feira, 26, sem o registro de ocorrências graves. O saldo positivo foi alcançado graças ao investimento do Governo do Estado e ao empenho de homens e mulheres que sacrificaram dias de folga para proteger o povo de Sergipe, trabalhando de forma integrada com os demais órgãos da Secretaria de Segurança Pública.

Durante o período, mais de 5 mil policiais militares foram escalados em tradicionais eventos da Grande Aracaju e do interior. Na operação deste ano, a Corporação contou com o reforço dos alunos do Curso de Formação de Soldados, que iniciaram a etapa de estágio curricular com o objetivo de desenvolver a prática do policiamento ostensivo.

De acordo com o Comando de Policiamento Militar da Capital (CPMC) e o Comando de Policiamento Militar do Interior (CPMI), o planejamento antecipado para este carnaval resultou na apreensão de 19 armas de fogo. Sendo que 9 armamentos foram retirados de circulação ainda nas ações de bloqueio que antecederam os dias de folia, fator que contribuiu decisivamente para o controle de crimes violentos.

Com o efetivo reforçado, a Polícia Militar contabilizou mais de 10 mil abordagens a pessoas e veículos, culminando na prisão de 147 pessoas e na recuperação de 12 veículos roubados ou furtados. Além disso, também foram registrados cerca de 12 flagrantes por perturbação do sossego, e em todos estes casos, os equipamentos sonoros que estavam sendo utilizados de forma abusiva foram apreendidos.

As ações referentes a Lei Seca foram intensificadas e as unidades especializadas da PM efetuaram mais de 400 testes em condutores com o uso do etilômetro, resultando em 22 autuações e sete prisões por embriaguez ao volante. Em todo o território sergipano, a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) contabilizaram 21 acidentes com cinco vítimas fatais.

Ainda com relação as fiscalizações de trânsito, destacou-se o elevado número de infrações anotadas pelas equipes do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), durante a festa do município de Pirambu. Do último sábado, 21, até a terça-feira de carnaval, 25, foram confeccionados um total de 197 autos de infrações, com 39 veículos recolhidos, e duas motocicletas recuperadas por apresentarem restrições criminais.

Comente: