Maio Amarelo 2021 é aberto oficialmente em Sergipe com ação educativa

O objetivo da campanha é conscientizar sobre a prevenção de acidentes e preservação de vidas

Foi aberto oficialmente na manhã desta segunda-feira, 3, o Movimento Maio Amarelo 2021, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) e parceiros – a exemplo do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/SE), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Superintendências Municipais de Trânsito dos diversos municípios, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, entre outros –, através de uma ação educativa na avenida Paulo VI, embaixo do Mergulhão. O Movimento Amarelo tem por objetivo reduzir o número de acidentes de trânsito e preservar vidas e este ano traz como tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

O motorista de aplicativo José Nunes de Sousa, que foi abordado durante a ação educativa, achou muito importante a ação. “Todos os dias, vejo vários acidentes nas ruas, principalmente com motocicleta. Por isso é importante orientar os motoristas para terem mais cautela no trânsito”, opinou.

Além das mensagens buscando conscientizar os condutores sobre os acidentes, foram passadas orientações de higienização do veículo para evitar a disseminação do coronavírus. “Realizamos esta ação para iniciar oficialmente o Maio Amarelo 2021, focando na redução de acidentes e preservação da vida. Fizemos toda a atividade respeitando os protocolos sanitários para evitar a disseminação do coronavírus, inclusive aproveitando a atividade para orientar sobre higienização interna do veículo, principalmente neste período”, explicou a diretora-presidente do Detran/SE, Naleide de Andrade, que orientou alguns condutores durante a ação.

O comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), tenente-coronel Deny Ricardo, ressaltou a responsabilidade de cada pessoa no trânsito para um trânsito mais seguro para todos. “O Maio Amarelo é um evento que congrega todos os órgãos de trânsito do estado e nós estamos fazendo campanhas educativas virtuais e presenciais com o objetivo de conscientizar e trazer o cidadão à responsabilidade na sua condução para prevenção de acidentes”, falou.

Para a representante da área de violência e acidentes da SES, Carla Anacleto, é interessante enfatizar a campanha independente da situação por que estamos passando em relação à covid-19. “Não podemos esquecer que existem outras pautas importantes e que também devem ser discutidas para sensibilizar a população, especialmente diante desse cenário de aumento de acidentes de trânsito, até porque essa situação onera bastante a saúde, além de ocupar leitos de UTI que poderiam ser revertidos à covid”, destacou.

A coordenadora do Programa Vida no Trânsito (PVT), da SMS de Aracaju, Lidiane Gonçalves, também se fez presente na ação. “O PVT é um programa que faz a gestão de segurança no trânsito na capital, com uma estratégia de parceria para estimular todos os órgãos que fazem o trânsito para o desenvolvimento de ações para a adoção do comportamento seguro nas vias. Entre as nossas atividades para o Maio Amarelo, temos orientação a usuários do SUS a adotarem um comportamento seguro no trânsito e o lançamento de boletim do PVT com dados sobre os acidentes de trânsito na capital para subsidiar os gestores na política de prevenção de lesões e mortes no trânsito”, apontou.

As ações do Maio Amarelo do Detran/SE e parceiros continuam de forma virtual e presencial durante todo o mês. Toda a programação pode ser consultada no site da autarquia e as atividades podem ser acompanhadas também pelas redes sociais dos órgãos envolvidos.

Comente: