Enfrentamento à Covid-19: IAPF cede equipamentos ao Lacen

Os equipamentos irão auxiliar nas análises feitas pelo Laboratório Central

O Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF), com o objetivo de contribuir ainda mais no combate à Covid-19, cedeu, por empréstimo, cinco aparelhos que irão auxiliar nas análises do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Esse equipamento é denominado Quantstudio 5, utilizado na técnica de PCR em tempo real.
 

O perito criminal Kleber Willer explicou o funcionamento dos aparelhos. “Com ele é possível realizar a técnica de PCR Real-Time conhecida como PCR em Tempo Real. A PCR é a Reação em Cadeia da Polimerase. O exame PCR em Tempo Real pode ser utilizado para o diagnóstico da Covid-19”, destacou.
 

Os exames feitos por meio desses aparelhos têm grande eficácia na detecção da Covid-19. “O referido exame é baseado na detecção do RNA viral em amostras recebidas pelo Lacen, e pode ser feito desde o primeiro dia dos sintomas. A utilização da técnica da PCR em Tempo Real pode detectar quantidades ínfimas de RNA do patógeno (vírus) e quantificar o produto final com precisão”, complementou.
 

O empréstimo é válido até o Lacen receber os novos equipamentos, que têm previsão de chegada para o próximo mês.

Comente: