Completando 21 anos, a Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), realizada em Foz Iguaçu teve início nesta quarta-feira, 7, e segue até a sexta-feira, 9,  com o foco central ‘O Brasil e suas reformas’. O objetivo do evento, é discutir o que é importante para o crescimento e desenvolvimento do Brasil.
O evento que foca na linha de discussões mais relevante do país, discute a importância e influência do Poder Legislativo  na crise que abala os estados, buscando encontrar  soluções para os questionamentos do povo brasileiro. A conferência discute, ainda, as reformas trabalhistas politicas e outros temas de âmbito internacional.
Pastor Antônio dos Santos
O deputado estadual pastor Antônio dos Santos (PSC), afirma que a participação de 21 entidades na Conferência engrandece o legislativo dos Estados. O parlamentar, que representou o presidente da Alese, Luciano Bispo, na reunião do Colegiado, disse que, é de grande importância para as casas legislativas e com certeza, servirá de exemplo para o país. “Vamos levar nossas experiências adquiridas para Sergipe afim de engrandecer o nosso Estado”, assegura o deputado.
O encontro tem ainda o objetivo de criar meios que oportunizem a realização de palestras, e incentivem o debate relacionado as agenda de âmbito nacional e internacional. A exemplo de todos os anos o encontro realizado pela UNALE, pretende, ao longo dos dias, promover um intercâmbio de experiencias, e a interlocução entre os parlamentos estaduais.
 Ademar Traiano
O presidente da AL do Paraná, Ademar Traiano (PSDB), ressalta que a Conferência é um grande passo para a vida política do Paraná, ja que conta com grandes referencias da vida política no Brasil. “É muito importante mostrar ao Brasil a importância dos parlamentos, que devem ter celeridade, agilidade e eficiência. São os parlamentares e Assembléia no curso da história fortalecendo a democracia no Brasil”, ressalta o presidente da Assembleia no Paraná.
Além de delegações internacionais, ministro da saúde, governador do Paraná, o evento contou ainda com as presenças dos deputados estaduais. Deputada Sílvia Fontes (PDT), Adelson Barreto Filho (PR), Goretti Reis (DEM), Gustinho Ribeiro (PRP) e Georgeo Passos (PTC)
Agência de Notícias Alese
Fotos: Thaiara Silva