Lei institui Dia da prevenção do uso de drogas em Sergipe

Aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a Lei nº 8.435 de 18 de junho de 2018, institui no Calendário Oficial do Estado, o dia 22 de setembro como da Prevenção do Uso de Drogas. A autoria é do deputado Georgeo Passos (CIDADANIA).

Na justificativa, o parlamentar explica que a lei foi proposta levando em consideração a deficiência das políticas públicas de prevenção ao uso de drogas, o que acarreta o aumento significante de usuários de substâncias entorpecentes, gerando vários problemas de cunho social, a exemplo do aumento da criminalidade, encarceramento e crise na saúde pública.

Apreensões

Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), mostram que de janeiro a junho de 2020, foram apreendidos 900 quilos de substâncias ilegais nas rodovias federais de Sergipe, a exemplo de cocaína, maconha e skank.

A Polícia Militar e a Polícia Civil também intensificam os trabalhos de apreensão de drogas no estado. O Departamento de Narcóticos (Denarc), apreendeu no último dia 13 de setembro 200 kg de maconha, resultando na desativação de uma rota interestadual de abastecimento de drogas que tinham como destino a cidade de Aracaju.

Foto: Divulgação SSP/SE

Por Aldaci de Souza

Comente: