José Firmo recebe Título de Cidadão Sergipano na Alese

Por iniciativa da deputada Ana Lúcia Vieira (PT), o ambientalista e coordenador do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, José Dias Firmo dos Santos, recebeu na tarde desta segunda-feira, 17 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Título de Cidadão Sergipano. Natural do município baiano de Jiquiriçá, o homenageado é graduado em Ciências Contábeis Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe e especialista em Gestão Urbana e Planejamento Municipal, também pela UFS.

José Firmo durante o discurso

José Firmo durante o discurso

Visivelmente emocionado com a homenagem, José Firmo destacou que não esperava. “Foi uma surpresa e desde o dia que eu soube que o mandato da deputada Ana Lúcia havia proposto e os deputados aprovado, a emoção é muito grande porque faz parte do que eu faço hoje, da minha militância aqui no Estado de Sergipe”, ressalta o homenageado que vive em Sergipe desde 1981.

 

 

No discurso, Firmo lembrou a importância dos movimentos sociais para conhecer os problemas enfrentados pela população em todo o Estado.

Deputada Ana Lúcia reconhece trabalho de Firmo

Deputada Ana Lúcia reconhece trabalho de Firmo

“Para mim ser sergipano é um conjunto de coisas que foram acumulados ao longo dos 35 anos que aqui estou aqui, mas a militância social você vai conhecendo os problemas do Estado que vai fazendo com que a gente se sinta sergipano. Trabalho há 25 anos na Universidade Federal de Sergipe, uma instituição forte, o que faz com que a gente também vá conhecendo o Estado. Outra coisa é a constituição da família. Minha esposa Ivaci é sergipana, assim como meus três filhos e meu neto Joaquim. Todos esses fatores me fazem se sentir sergipano de alguma forma”, ressalta agradecendo aos deputados e principalmente à deputada Ana Lúcia.

“Nesta Casa eu vim várias vezes, mas é o mandato da deputada Ana Lúcia que mais traz pessoas a esta Casa, envolvendo a população sergipana e atuando junto aos movimentos sociais. Em termos de parceria com o Fórum em Defesa da Grande Aracaju, sempre que precisamos do apoio do mandato dela, ela sempre nos apoiou. Respeito todas as formas de atuação dos demais deputados e não critico, cada um tem a sua maneira de atuar, mas sei reconhecer o trabalho da deputada Ana Lúcia, não por estar recebendo o título, mas pela forma como desenvolve o mandato aqui nesta Casa”, finaliza.

Esposa e amigos de Firmo prestigiaram a homenagem

Esposa e amigos de Firmo prestigiaram a homenagem

De acordo com a deputada Ana Lúcia, José Firmo dos Santos tem dado grande contribuição nas lutas sociais, sindicais e principalmente na pauta ambiental.

“Firmo já é sergipano de coração pela contribuição que ele vem dando nesses últimos 25 anos à sociedade sergipana. Primeiro como trabalhador, depois como militante social e sindical, e ambientalista. Criou o Fórum em Defesa da Grande Aracaju, conhece a cidade profundamente. É uma pessoa que se especializou na questão do planejamento urbano, é contador, técnico da Universidade Federal de Sergipe e chegou ao Estado aos 15 anos, estudou na rede pública, ingressou na UFS e passou no concurso de técnico. Portanto, contribui como intelectual, como militante sindical desde o movimento estudantil. Na Zona de Expansão tivemos vários trabalhos em conjunto e toda a luta se a área é de São Cristovão ou de Aracaju, ele liderou.  São vários os momentos que estivemos lado a lado em várias frentes de batalha. É mais do que merecido ele ser reconhecido como sergipano”, entende.

Homenageado

Deputada Maria Mendonça

Deputada Maria Mendonça

José Dias Firmo dos Santos, nasceu na cidade de Jiquiriçá em 1966. Graduado em Ciências Contábeis – Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe e especialista em Gestão Urbana e Planejamento Municipal pela UFS. É servidor da UFS desde 1994 e foi vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da UFS (SINTUFS), no período de 2002 a 2004, e representante dos trabalhadores no Conselho Universitário (CONSU), por duas vezes. Foi perfeito da Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, da UFS e Ouvidor Geral da UFS entre 2012 e 2016.

Coordenador e um dos fundadores do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, organização que discute as questões ambientais e urbanas da região; é membro do Conselho Estadual do Desenvolvimento Urbano (CEDURB), representando os trabalhadores; é um dos fundadores e atual presidente da Associação Desportiva, Cultural e Ambiental do Robalo (ADCAR), que desenvolve ações em favor de melhorias da educação, saúde, segurança e infraestrutura para o Robalo e região; e é um dos coordenadores da Frente Ampla em Defesa da Zona de Expansão (FAZE).

Vereador Lucas Aribé representou a Câmara

Vereador Lucas Aribé representou a Câmara

Firmo foi também presidente da Associação dos Moradores e Amigos dos Povoados Robalo e São José, por três mandatos (1999 a 2001, 2001 a 2003, 2005 a 2007); atuou como colaborador na fundação da Cooperativa de Pesca e Construção Naval (NAVPESCA), na organização dos pescadores do Mosqueiro, tendo sido, inclusive, membro do primeiro Conselho Fiscal; membro do Conselho Local de Saúde da UBS Santa Terezinha, tendo sido presidente por três mandatos; integrante do Conselho Gestor da Escola Tênisson Ribeiro, representando os pais de alunos; delegado do Orçamento Participativo da Prefeitura de Aracaju, em todas as edições, eleito pela comunidade; além de delegado eleito para várias conferências municipais de saúde.

 

Representantes de associações de moradores participaram do evento

Representantes de associações de moradores participaram do evento

A mesa foi composta pelos deputados.Garibalde Mendonça (PMDB), Ana Lúcia Vieira (PT) e Georgeo Passos (PTC), além do vereador Lucas Aribé (PSB), representando a Câmara Municipal de Aracaju. A deputada Maria Mendonça (PP), também participou da homenagem.

Amigos e familiares de José Firmo participaram da Sessão Especial no plenário da Alese.

.

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: César de Oliveira

Leia mais

 

Comente: