O deputado estadual Capitão Samuel (PSL) ocupou o pequeno expediente da sessão plenária desta quinta- feira, 09 de novembro, a fim de falar sobre a criação do Fundo de Prevenção ao uso às drogas.

Em seu pronunciamento, o parlamentar disse que esteve no Estado de Alagoas onde na oportunidade foi discutido políticas públicas sobre prevenção às drogas de Sergipe, partindo como exemplo o que está sendo realizado em Alagoas. Segundo ele,  já ocorreram duas reuniões com o secretário José Macedo Sobral,  realizadas na Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), com determinação direta do governador Jackson Barreto, objetivando a prevenção às drogas e o cuidado com os dependentes químicos, pontuou.

Capitão Samuel ainda em seu discurso explicou que a ideia que está sendo formatada é a criação da Superintendência de Políticas sobre Drogas, baseada em dois eixos: a gestão de rede e serviço de acolhimento, tratamento e recuperação de dependente químico, bem como a gestão dos programas de prevenção, assistência social e produtiva dos dependentes químicos.

Segundo ele, a partir da criação da superintendência, o financiamento desse política será aplicada pela mesma, onde  se dará  através do Fundo de Prevenção ao uso de Drogas,  apresentado por Projeto de Lei, ainda em estudo, com perspectivas de ser apresentado e aprovado pela Casa no mês de dezembro.

O Fundo será mantido por qualquer tipo de recurso, seja ele por emenda parlamentar estadual ou federal, ente  público ou  privado. Mas especialmente, será financiado pela mudança na alíquota, explicou Samuel acrescentando, “as drogas lícitas irão financiar o tratamento, cuidado e prevenção das drogas ilícitas”.

 

Por Agência de Notícias Alelse- #RedeAlese

Foto: Jadilson Simões