Vereadores discutem melhorias para os laranjeirenses

Os representantes do legislativo municipal de Laranjeiras mais uma vez debateram temas importantes na sessão da Câmara. Na terça-feira, (29), as discussões foram em torno da manutenção dos novos espaços públicos construídos pela Prefeitura, danos e soluções ao meio ambiente, melhorias nos serviços de saúde oferecidos à população, entre outros.

Em discurso na tribuna da casa legislativa, o vereador Adriano Carvalho (PMDB), destacou a captação de recursos para a construção de uma nova adutora e uma passarela no bairro Pedra Branca, para melhorias do abastecimento de água e passagem de pedestres. Os recursos devem ser oriundos de emenda do deputado federal Fábio Mitidieri. Em nome dos demais vereadores, Adriano Carvalho agradeceu ao deputado.

Os vereadores José Carlos Sizino Franco (JJ – PMDB), Adriano Carvalho (PMDB) e José Mauro da Silva (PSD) debateram também sobre a limpeza e manutenção dos espaços públicos no bairro Pedra Branca, a exemplo da quadra localizada na entrada da cidade e do novo PEC. Os parlamentares pedem que a Prefeitura execute os serviços com mais frequência.

O peemedebista Adriano Carvalho solicita da secretaria municipal de Saúde informações sobre a expansão das farmácias básicas no município, além do acompanhamento dos pacientes com câncer. Ainda sobre a saúde, o vereador José Carlos JJ solicita informações sobre o funcionamento do mamógrafo do Hospital São João de Deus.

Meio Ambiente

O vereador Mauro de Pedra Branca (PSD) voltou a debater sobre a poluição causada num espaço onde ficam estacionadas as carretas que fazem transporte dos produtos das empresas locais. Segundo o parlamentar, quando estas carretas descarregam ficam estacionadas em um espaço no bairro Pedra Branca e ao serem limpas deixam restos de produtos como coque, pó de vidro, dentre outros, causando poluição e transtornos para comerciantes e moradores próximos a área.

“Diariamente as empresas poluem o meio ambiente, com o descarte de produtos oriundos da limpeza das carretas que fazem carregamento, a exemplo da ureia, coque e pó de vidro. Até quando vamos conviver com essa situação? É necessário que os órgãos de fiscalização do Meio Ambiente, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ADEMA e IBAMA realizem visitas visando averiguar o problema e punir os responsáveis”, enfatizou Mauro.

Terceirização de Mão de Obra

O vereador Jânio Dias cobrou a aplicação da lei municipal de terceirização de serviços trabalhistas. De acordo com o peemedebista, as empresas instaladas em Laranjeiras não obedecem a lei e contratam mão de obra de outras cidades, enquanto que os laranjeirenses precisam ir para outros municípios em busca de trabalho.

O parlamentar solicitou também esclarecimentos da Secretaria Municipal de Assistência Social a respeito do fechamento do Centro de Convivência da 3ª Idade, que existia no conjunto Manoel do Prado Franco. “Naquele espaço, muitos idosos faziam as refeições e desenvolviam atividades de lazer. Agora, como está este público?”, questionou Jânio Dias.

Comente: