UFS começa testar população para detectar coronavírus

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) iniciou no último sábado, 2, a testagem rápida da população com a finalidade de diagnosticar casos do novo coronavírus. Cerca de 400 pessoas do município de São Cristóvão se enquadraram nos critérios de amostragem, a exemplo da faixa etária, sexo e sintomas gripais.

O projeto é realizado em parceria com as prefeituras de dez cidades mais populosas, em que foram detectados 90% dos casos confirmados da covid-19: Aracaju, de acordo com dados do Ministério da Saúde: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Itabaiana, São Cristóvão, Estância, Tobias Barreto, Itabaianinha, Simão Dias e Nossa Senhora da Glória.

No sábado, as testagens foram feitas no conjunto Eduardo Gomes; no domingo, 3, no Centro de Aracaju; na próxima terça-feira, 5, na cidade de Nossa Senhora da Glória; na quarta-feira, 6, nas cidades de Itabaiana e Itabaianinha; na quinta-feira, 7, em Lagarto e Tobias Barreto; na sexta-feira, 8, na cidade de Estância e no sábado, 9, em Simão Dias.

A  UFS viabilizou a aquisição de 3.000 kits de teste rápido em cassete 2019-nCoV IgG/IgM; 2.000 testes de covid-19 antígeno por fluorescência direta com comodato de analisador f-200; e 2.500 testes covid anticorpos igG e IgM fluorescência.

Por Aldaci de Souza – Rede Alese *

Comente: