Secult realiza curso de orientação para inscrição no Edital de Oficinas Culturais

Oficinas Culturais/ Fotos: Ascom/Secult
Oficinas Culturais/ Fotos: Ascom/Secult

Para fomentar as inscrições de projetos no II Edital para Seleção de Oficinas Culturais, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) está oferecendo cursos de orientação aos concorrentes. A atividade será realizada nos Territórios de Planejamento do Estado: Alto Sertão, Sul Sergipano, Baixo São Francisco, Centro Sul, Leste, Médio Sertão e Agreste Central.

No curso, ministrado por técnicos contratados pela Secult, são explicadas todas as regras do Edital, assim como o passo a passo para a inscrição de projetos. “Nosso objetivo é ampliar o número de participantes nos editais, sobretudo nas comunidades mais carentes do interior do Estado, que muitas vezes não conseguem nem mesmo inscrever seus projetos por desconhecimento das burocracias inerentes aos processos de seleção”, justificou o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha.

O II Edital de Seleção para Oficinas Culturais irá disponibilizar R$840 mil, oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza, sendo que os valores destinados aos projetos poderão variar, sem exceder o limite de R$ 15 mil para cada. A intenção é financiar projetos culturais de artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais pertencentes a comunidades de baixa renda.

Curso realizado em Tobias Barreto
Curso realizado em Tobias Barreto

Ao todo, serão selecionados 56 projetos, entre pessoas físicas e jurídicas, sem fins lucrativos, que desenvolvam oficinas de linguagens com base nas culturas afro-brasileira e sergipana, nas seguintes áreas: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual, artes integradas e cultura popular. Somente será aceita a inscrição de um projeto por candidato.

Para concorrer, os projetos deverão ter como público-alvo jovens de 14 a 30 anos, residentes nestas comunidades ou municípios, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, priorizando os que se encontram em situação de extrema pobreza. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de outubro na sede da Secult/SE, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das oito as 13 horas, ou pelos correios para o mesmo endereço. Acesse aqui o Edital com os formulários.

OFICINAS PARA EXPLICAÇÃO DO “EDITAL II DE OFICINAS CULTURAIS”

Município Local Data Horário
Canindé Biblioteca na Praça Ananias Fernandes 02.10 10h
Propriá 12 Tênis Clube 02.10 18h
Aracaju Biblioteca Epiphânio Dória 06.10 17h
Japaratuba Câmara Municipal 07.10 09h
Graccho Cardoso CRAS 07.10 15h
Campo do Brito CRAS 08.10 10h

Deixe uma resposta