Salgado: Secretaria Municipal de Saúde realiza exame de tracoma

DSC_0371A Prefeitura de Salgado, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou o exame de Tracoma. A ação foi efetuada para as crianças e adolescentes da Escola Municipal Durval Militão. A atividade é desenvolvida, uma vez, por ano e tem como o objetivo avaliar os jovens para prevenir futuros problemas na visão.

 

O tracoma é uma doença dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que ocorre principalmente nas crianças. O tratamento é fácil e se não for realizado pode prejudicar a visão do indivíduo.

 

O exame é feito por duas enfermeiras e uma coordenadora do Programa Municipal de Tracoma. Caso a doença for detectada, tanto a criança quanto a família deverão passar por um tratamento.

 

A enfermeira Sheyla Lima explica os procedimentos que devem ser tomados para identificar a cura. “Após o período de seis meses, as pessoas que foram avaliadas deverão refazer o teste para comprovar a cura”, comenta.

 

Em Sergipe, cerca de cinco municípios foram selecionados para realizarem os exames de tracoma nas crianças e adolescentes, entre eles estão os municípios de Salgado, Riachuelo, Arauá, Nossa Senhora do Socorro e Cristinápolis.

 

Sheyla explica o motivo da seleção das cinco cidades em nosso Estado. “Em 2011 foi realizado um inquérito, a nível nacional, onde em Sergipe foi encontramos outros municípios com tracoma. Porém, através da seleção, detectamos as regiões que possuíam mais indecências, mas isso não significa dizer que as outras cidades não tenham a doença”, afirma.

 

 

Sinais e sintomas

 

O paciente pode detectar através dos seguintes diagnósticos: os olhos podem ficar vermelhos e irritados, lacrimejantes e com secreção, coçando, com sensação de areia, com intolerância à luz. Mas, atenção, em muitos casos pode não apresentar os sintomas.

Comente: