Salgado: Prefeitura realiza VI Conferência Municipal da Assistência Social

DSC_0252A Prefeitura de Salgado, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nessa sexta-feira, 07, a VI Conferência de Assistência Social. A abertura do evento ocorreu no auditório da Casa dos Jovens e contou com apresentação musical do grupo de jovens do município de Simão Dias. O objetivo da conferência é discutir, propor e elaborar propostas que venham contribuir na efetivação das políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Este ano, o tema da conferência é “Consolidar de vez o SUAS rumo a 2026”.

Para a secretária de assistência social, Polyana Ribeiro, a conferência tem um papel fundamental na sociedade. “Aqui é onde escolhemos metas e melhorias que desejamos ter em nosso município, por isso, a importância da participação de todos vocês neste dia com a nossa equipe da Secretaria”, explica.

A Conferência teve como palestrante, o consultor do SUAS, Valdiosmar Vieira Santos que explicou e debateu com o público sobre o tema deste ano. Em seguida, foi realizado um debate com os participantes. Na oportunidade, o prefeito Duilio Siqueira enfatizou também a importância dos jovens presentes nessa conferência. “Hoje, vocês podem não entender o motivo pelo qual estão presentes aqui, mas são essas ações e planejamentos que estão sendo realizados para todos vocês tenham uma qualidade de vida melhor”, conta.

No período da tarde, a equipe da assistência social desenvolveu uma atividade em grupos de trabalho e em seguida, houve uma apresentação das propostas. Cerca de três eixos foram elaborados, sendo eles: o enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios; Pacto Federativo e a consolidação do SUAS; Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

 

Após a apresentação das propostas, ocorreu a eleição dos delegados , os quais  foram selecionados para representar o Município na Conferência Estadual.

Comente: