Pré-universitário de Lagarto abre inscrições para cadastro reserva

A partir de segunda-feira, 15, estudantes podem cadastrar-se para tentar novas vagas no curso estadual de preparação para o Enem

Os candidatos que ficaram na lista de excedentes do processo seletivo para o curso Pré-universitário do Governo do Estado polo Lagarto poderão ter a chance de entrar nas turmas que já iniciaram. Isso porque a Secretaria de Estado da Educação (Seed) abrirá inscrições, a partir desta segunda-feira, 15, para cadastro reserva no referido polo.

Os interessados devem ser estudantes da terceira série do ensino médio ou já ter concluído. O candidato deverá ir à sede da Diretoria Regional de Educação (DRE 02) e levar original e cópia do RG para se inscrever. À medida que forem surgindo as vagas, os candidatos serão chamados por ordem de inscrição no cadastro reserva.

A coordenadora do Pré-universitário, Laila Gardênia, explicou que a abertura para cadastro reserva se dá por conta de uma grande procura. “O polo de Lagarto, que iniciou as aulas em 07 de março com 600 alunos, é um dos que mais tem procura. Como alguns estudantes do Pré-universitário foram chamados para a Universidade Federal de Sergipe (UFS), começaram a surgir vagas. Por isso vamos abrir as inscrições para que os excedentes possam ocupá-las”, afirmou.

Mais informações podem ser obtidas ligando para 3631-8365 ou 3631-8366.

Pré-universitário

Este ano, as inscrições para o processo seletivo do programa Pré-universitário registraram um número recorde. Ao todo, 12.952 candidatos inscreveram-se para tentar uma das 5.500 vagas ofertadas pelo programa, superando os 11.834 inscritos em 2016.

Os números demonstram que os investimentos feitos pelo Governo do Estado para melhorar a qualidade do ensino público, por meio de ações efetivas e iniciativas como o Pré-universitário, têm apresentado resultados satisfatórios e, consequentemente, adquirido respaldo junto à sociedade.

Coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), o Pré-universitário possui 44 polos, distribuídos em 29 municípios sergipanos, contemplando todas as regiões do estado. A iniciativa tem por finalidade oportunizar aos alunos concluintes do ensino médio e egressos da rede pública de ensino melhores condições de acesso ao ensino superior, através de um curso inteiramente gratuito.

Aprovações

O Dase contabilizou 1.868 aprovações no Enem 2016 e outros vestibulares pelos alunos do Pré-universitário. Desse número, 1.000 estudantes foram aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – em universidades públicas, 227 pelo Programa Universidade para Todos (proUni) – por meio de bolsas integrais ou parciais em instituições particulares, e 33 pelo Financiamento Estudantil (Fies) – em instituições particulares.

De acordo com a coordenadora do Pré-Universitário, Laila Gardênia, o programa tem auxiliado anualmente milhares de estudantes que buscam uma boa preparação para provas que possibilitam acesso ao ensino superior, seja em instituições públicas ou privadas.

“Ao longo do ano, uma equipe exclusiva de professores da Rede Pública Estadual ministra aulas presenciais, de segunda a sexta-feira; realiza revisões aos finais de semana e prepara todo o material didático disponibilizado aos alunos, utilizando ainda recursos audiovisuais e apostilas exclusivas que abrangem toda a matriz curricular do Enem”, explica Laila Gardênia.

Comente: