Praia da Adutora: diversão e beleza à beira do Velho Chico


Localizada no município de Telha (SE), a 97 quilômetros de Aracaju, a chamada Praia da Adutora Ex-prefeito José Antônio Dias reserva a seus visitantes momentos de diversão e contemplação da natureza nas margens do rio São Francisco, e com uma visão panorâmica da cidade de Porto Real do Colégio (AL).

Com uma água esverdeada e limpa, a prainha atrai diversos visitantes, sobretudo nos finais de semana. Que além do banho e das brincadeiras no rio, podem saborear a culinária local, a base de peixes e camarões de água doce, que é servida nos bares dali.

“Eu sempre frequentei a praia, porque, apesar de hoje morar em Natal (RN), eu nasci em Cedro de São João. E quase anualmente eu venho e trago a minha família. Ela é maravilhosa e com o novo acesso ficou ainda melhor. Estamos preferindo vir comer aqui porque a comida é muito boa também”, comentou a turista Celeste Maria.

Antes, não havia nenhum bombeiro na região, o que tornava as mortes por afogamento algo recorrente na praia devido à correnteza do rio. No entanto, desde o início da atual gestão, essa situação mudou. Para garantir a segurança dos visitantes da Praia da Adutora, a Prefeitura de Telha contratou dois bombeiros civis que ficam de prontidão durante os finais de semana e feriado, orientando e resguardando os banhistas.

NOVO ACESSO
Em setembro de 2019, a Prefeitura de Telha concluiu, em parceria com o Governo do Estado, as obras de pavimentação do Acesso-310, da Rodovia Luciano Góis Gomes, que interliga a Praia da Adutora à Rodovia SE-200. A obra melhorou o acesso à prainha, que antes era de terra, e os comerciantes locais já sentem o reflexo disso.

Segundo o gerente de um dos bares da região, Joselito Gomes, a pavimentação do acesso à praia já gerou um aumentou no fluxo de visitantes e, consequentemente, melhorou as vendas no local. “Melhorou muito para gente, até mesmo no período chuvoso em que o movimento era mais fraco, já que as pessoas tinham medo de atolarem os carros na estrada. Agora a pista está nota mil e tem gente de diversos lugares do Brasil vindo visitar a praia. Nós só temos a agradecer ao prefeito Flávio e esperamos que melhore ainda mais”, comemora.

Comente: