Indiaroba recebe polo Pré-Universitário

A aula inaugural no município será realizada na próxima quinta-feira, 31, às 19h

Instalado no Colégio Estadual Professor Raimundo Mendonça de Araújo, o Polo do Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação (Preuni/Seed) em Indiaroba iniciou, no último dia 21, sua jornada de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares para os estudantes matriculados.

A inauguração desse polo do Preuni se insere na política de ampliação do programa por parte do Governo de Sergipe, o qual, por meio da Seed, expandiu o número de vagas ofertadas e de municípios contemplados em 2016. A aula inaugural ocorre nesta quinta, 31, às 19h, em Indiaroba.

Antes funcionando em 37 polos, o Preuni conta agora com 44 polos, distribuídos em 29 munícipios e atende a 5.550 estudantes de todas as regiões do estado.

Coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seed), o programa tem por finalidade oportunizar aos alunos concluintes do ensino médio e egressos da rede pública de ensino melhores condições de acesso ao ensino superior, através de um curso preparatório, inteiramente gratuito, oferecido na modalidade presencial.

Executadas ao longo do ano, as ações do Preuni estendem-se até os dias das provas, quando os professores e a equipe coordenadora realizaram um “acolhimento” aos alunos matriculados no programa.

Professora e coordenadora pedagógica do Preuni, Laila Gardênia afirma que em 2016 foram também contemplados com a expansão do Pré-Universitário/Seed os municípios de Itabi e Neopólis. Nessas duas cidades, explica Gardênia, os polos estão funcionando desde o dia 29 de fevereiro e foram instalados nos colégios estaduais Professora Maria das Graças Menezes Moura e Caldas Júnior, respectivamente.

Metodologia

O Preuni conta com aulas de segunda a sábado. Os alunos participam ainda de revisões e simulados. Em cada um dos polos, os estudantes assistem a quatro aulas presenciais diariamente.

“Expositivas, essas aulas são ministradas por gabaritados professores da rede estadual, com auxílio de recursos didáticos audiovisuais e apostilas que abordam todo o conteúdo programático do Enem”, garante Laila Gardênia.

São aproximadamente 250 profissionais atuando como professores e coordenadores de polos.