Grupo de artesanato ‘Bonecas e encantos’ representa o município de São Cristóvão na Semana do Turismo de Sergipe

BONEQUEIRASCom o incentivo da Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo “João Bebe Água” (Fundact), várias artesãs do município participam desde a última segunda-feira, 21, da Semana do Turismo de Sergipe, evento que marca o início das comemorações do Dia Mundial do Turismo, que será comemorado em todo o planeta no próximo domingo, 27. Durante o evento as artesãs apresentaram o melhor da cultura artística da cidade, representada pelos bordados, biscuits, bonecas, bolsas e comidas tradicionais produzidas na 4º cidade mais antiga do Brasil.

 

Durante toda a terça-feira, 22, as representantes são-cristovenses realizaram a exposição de suas peças no Hall da Faculdade Estácio Fase, uma oportunidade maravilhosa de mostrar o seu trabalho, garantir encomendas e consequentemente uma renda extra para suas famílias. “Participar de eventos como esses é maravilhoso para todas nós, porque temos a chance de fazer a divulgação do nosso trabalho de forma gratuita e levando o nome do nosso município até para fora do país. Fico muito feliz por isso e só temos tido motivos para comemorar, pois não temos perdido nenhum evento graças a colaboração da Prefeitura que tem se empenhado para nos apoiar de todas as forma possíveis”, destaca a bonequeira, Maria Lourdes Silva.

 

Trabalhando há cerca de 15 anos com a fabricação de biscuit no município e retirando desse serviço o ganha pão da sua família a artesã Carmem Verônica dos Santos destacou a importância de participar de eventos como esses. “Porque é nesses eventos que fazemos excelentes contatos, inclusive com compradores de fora do país que se encantam com o que fazemos e levam o nome de São Cristóvão para o mundo. Estamos muito satisfeitas com a parceria firmada entre o nosso grupo e a Prefeitura, pois é graças a ele que temos conseguido garantir trabalho e renda para mais de 15 artesãs que colaboram com o material comercializado na Casa da Bonecas”, afirma.

 

O evento

 

Com o mote “1 Bilhão de turistas, 1 Bilhão de Oportunidades”, a Organização Mundial do Turismo (OMT) vai trabalhar a necessidade de desenvolvimento de uma economia criativa aplicada ao turismo, de modo a gerar mais oportunidades de emprego e a inserção de grande parcela da população mundial no mercado de trabalho. Em Sergipe a Semana do Turismo é realizada pela Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (SEELl), Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju (SEMICT), Funcaju, Sebrae Sergipe, Universidade Estácio/Fase, IFS e Universidade Federal de Sergipe (UFS).

 

A programação da Semana do Turismo de Sergipe terá diversas atividades durante o período de 22 a 27 de setembro, dentre as quais: Oficinas de turismo e gastronomia, preservação ambiental; visita técnica à Orla Pôr do Sol; apresentação de bandas na praça General Valadão, dentro do projeto “Tem Banda na Praça”; exposições sobre folclore sergipano; apresentações teatrais; e o “1º Feijão Tur”.

 

Comente: