Cursos do Pronatec já capacitaram mais de 1500 cidadãos são-cristovenses desde o início da atual gestão

Fomentar ações empreendedoras é a melhor forma de garantir o desenvolvimento de vários setores da economia e garantir a manutenção de emprego e renda para as famílias. É com esse pensamento que desde o ano de 2013 a Gestão Municipal de São Cristóvão tem buscado atrair a atenção do Governo Federal para garantir a realização dos cursos profissionalizantes oferecidos através do Programa Nacional do Ensino Tecnológico (Pronatec).

 

Desde o início do seu mandato a atual gestão vem se esforçando para manter a parceria, e nesses quase quatro anos já garantiu a formação de mais de 1500 profissionais, nas mais diversas especialidades, sempre com foco nas atividades desenvolvidas no campo, indústria, comércio e no setor de turismo, a exemplo dos cursos de Recepcionista de Eventos, Cuidador de Idosos, Pintura em Tecido, Salgadeiro, Horticultor Orgânico e Criador de Peixes em Viveiro.

 

“Com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo “João Bebe Água” (Fundact) e da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest), estamos conseguindo mudar a vida de várias pessoas, que a partir dos cursos conseguem melhorar ou iniciar atividades empregatícias, garantindo assim o sustento das suas famílias”, declara o coordenador do Pronatec no município, José Ednaldo dos Santos.

 

Foi graças ao empenho da Fundact, que participou de todo processo de capacitação em Brasília a fim de preencher os pré-requisitos necessários, que o potencial econômico e social do município foi e se manteve reconhecido. “Recebemos 18 cursos diferentes, provando o quanto São Cristóvão é uma cidade rica em oportunidades para todos aqueles que são capacitados para desenvolvê-las. Esse ano já disponibilizamos mais 250 vagas e a nossa expectativa é que em 2016 esse número seja ainda maior”, declara coordenador do Pronatec.

 

As vagas são ofertadas no município de acordo com a liberação dos recursos, através do Governo Federal. Na última quinta-feira, duas turmas do curso de salgadeiro encerram suas atividades com sucesso de aprovação e bons resultados. “Eu agradeço a Deus todos os dias, por ter recebido esta oportunidade. Aprendi muito e hoje já estou ganhando dinheiro com o meu trabalho. Pode parecer pouco para muitas pessoas, mas para mim é a certeza de que os meus esforços valeram a pena e que eu sou capaz de fazer muito mais”, afirma a formada Diraildes Santos Madureira.

 

Atualmente estão em andamento os cursos de Horticultor Orgânico e Criador de Peixes em viveiros. “Esses cursos começaram há pouco mais de duas semanas, onde toda parte sobre empreendedorismo foi passada aos alunos. Agora serão iniciados os trabalhos manuais, onde eles irão aprimorar os conhecimentos empíricos que possuem, vez que já trabalham diretamente com nesse setor”, explica José Ednaldo. Em janeiro de 2016 está prevista a abertura de novas vagas para os cursos de Agricultura Orgânica e Rendeiro de pesca.

Deixe uma resposta