Brigada Itinerante inicia agenda da semana em São Cristóvão

A Brigada já trabalhou 138.691 imóveis em todo o estado, só neste ano

A agenda semanal de combate ao Aedes aegypti em Sergipe iniciou nesta segunda-feira, dia 12, no município de São Cristóvão, que também receberá nesta terça, dia 13, os agentes de endemias da Brigada Itinerante, equipe do Governo do Estado gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa). Até a próxima sexta, 16, os brigadistas percorrerão os municípios de Areia Branca (14 e 15 de setembro) e São Domingos (16). Antes de fechar a programação do mês, os agentes realizam visitas também aos municípios de Cumbe, General Maynard, Ribeirópolis, Porto da Folha, Campo do Brito, Carira e Simão Dias.

A Brigada já trabalhou 138.691 imóveis em todo o Estado, só este ano. Com isso, os brigadistas conseguiram tratar 24.280 possíveis criadouros, eliminando 112.029 deles, isto é, 82,2% dos criadouros identificados. De acordo com Liliane Trindade, coordenadora de Prevenção e Promoção da Saúde da Funesa, a prioridade é eliminar os criadouros. Mas, quando esses possíveis locais de criação de focos do mosquito Aedes aegypti não podem ser eliminados, os agentes optam por realizar o tratamento com larvicida.

“São possíveis criadouros como caixas d’água, potes e porrões de barro e tantos outros que o agente não pode simplesmente eliminar. A Brigada Itinerante também realiza o trabalho educativo, orientando a população sobre a importância de cuidar da casa para que o mosquito não apareça”, explicou a coordenadora.

Comente: