Maria destaca exemplo de vida de paratleta itabaianense e defende inclusão de pessoas com deficiência

A deputada Maria Mendonça (PP) destacou, na sessão, a participação do paratleta itabaianense Rayr Barreto, de 25 anos, na etapa da Copa Brasil de Paraciclismo 2017, no Rio de Janeiro. “É um jovem com uma história de superação incrível que ficou paraplégico após sofrer um acidente e tem representado muito bem o nosso Estado a nível nacional, orgulhando o povo de Itabaiana”, comentou a parlamentar, durante pronunciamento sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado ontem (3).

De acordo com Maria Mendonça, a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, “sendo o Nordeste, a região com a maior concentração de pessoas com deficiência que precisam de melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida”.

Os dados do IBGE, salientou Maria, relevam ainda que apenas 1% dos brasileiros com deficiência está no mercado de trabalho. Segundo a deputada, além da vida profissional, muitos ainda enfrentam dificuldades de inserção social em “áreas essenciais” como a política, economia e cultura. “Por isso, essa é uma data oportuna para que possamos refletir e nos conscientizar sobre os caminhos que nossa sociedade ainda precisa percorrer para superar a barreira do preconceito”, concluiu Maria.

Por Assessoria Parlamentar

Comente: