Edvaldo entrega reforma de polo da Academia da Cidade e anuncia ampliação do programa

Em mais um passo da reconstrução da cidade, desta vez com foco na saúde, o prefeito Edvaldo Nogueira entregou aos aracajuanos, na manhã desta quarta-feira, 18, a reforma do polo da Academia da Cidade Dr. Costa Pinto, localizado no Calçadão do bairro 13 de Julho. A revitalização do espaço integra um conjunto de ações iniciadas pela administração municipal com foco na ampliação do programa, cuja criação contribuiu para o reconhecimento de Aracaju como capital nacional da qualidade de vida, durante a gestão anterior de Edvaldo.
“É motivo de grande alegria poder ampliar um projeto que foi criado quando Marcelo Déda era prefeito e eu era o vice. Além disso, a Academia da Cidade teve papel importante quando Aracaju foi apontada a capital da qualidade de vida do país. Este projeto é um marco importante da nossa política de saúde, pois a prática de atividades físicas contribui de maneira decisiva para a redução de doenças e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Este polo é o primeiro a ser reestruturado, mas as demais 23 unidades também passarão por reformas”, afirmou o prefeito.
Entusiasta das atividades físicas e esportivas, tanto que realizou a inauguração após a sua corrida diária, Edvaldo destacou que o programa passará por uma reformulação para atrair mais participantes. “A Academia da Cidade ampliará o seu foco. Continuará trabalhando pela saúde de adultos e idosos, mas avançará para alcançar novos públicos, como crianças e adolescentes. Será feita a introdução do esporte, do acompanhamento monitorado de corrida e a implantação do circuito funcional, além da dança”, informou.
A meta da Secretaria Municipal da Saúde é até triplicar o número de beneficiados. Atualmente, 3,5 mil pessoas participam das atividades nos 24 polos existentes. “Estamos reinaugurando o polo Costa Pinto, que serviu de modelo para o Ministério da Saúde em 2011, para o projeto Academia da Saúde, que foi implantado em todo o país. Infelizmente, este polo estava funcionando de forma inadequada, por causa de problemas estruturais. Revitalizamos e entregamos novamente à população, com funcionamento nos dois horários. Além disso, o projeto está sendo remodelado para ampliar a oferta”, reiterou a secretária da Saúde, Waneska Barboza.
Parcerias
Além das novas atividades para atrair o público jovem, o programa passa por uma reformulação do fluxo lógico, pois agora a unidade básica de saúde passa a ter um papel fundamental no acompanhamento da saúde de cada usuário, e os servidores que trabalham na Academia da Cidade passam a cumprir uma carga horária fixa nas unidades de referência para atualizar o acompanhamento. Também serão estabelecidas mais parcerias para ofertar mais serviços. As universidades Federal de Sergipe (UFS) e Tiradentes (Unit) e a Faculdade Estácio atuarão nas áreas de Nutrição, Fisioterapia e Educação Física. As secretarias da Educação e da Juventude e Esporte promoverão atividades em conjunto, além do fortalecimento da relação com outros programas municipais da Saúde.
“A integração de novas atividades se dará com a interface com as universidades, que disponibilizarão estagiários; com a Secretaria do Esporte, com as práticas esportivas para crianças e adolescentes, e com a Secretaria da Educação, uma vez que desenvolveremos este trabalho no contraturno das aulas. O objetivo é requalificar os espaços públicos e mantê-los sempre em atividade, para faixas etárias variadas”, pontuou o coordenador da Academia da Cidade, Magno Carvalho.
Usuária assídua do programa, a senhora Maria Elizabeth, comemorou a notícia de que haverá ainda mais opções de atividades.  “É um projeto muito bom para pessoas quer não podem fazer uma academia particular. Eu, por exemplo, sou muito grata ao prefeito, por ele continuar com este projeto. Eu tive um AVC, fiquei com sequelas, não conseguia nem me abaixar, mas, hoje, com a Academia, já consigo e já dobro o joelho. Estou muito feliz com as melhorias que o prefeito disse que fará, pois eu acredito no prefeito e sei que ele vai cumprir”, disse.

Comente: