Valadares Filho defende fortalecimento dos bancos públicos

 

Em seminário que ocorreu hoje (22/08) para discutir os desafios do desenvolvimento regional no Brasil, o presidente da CINDRA, deputado Valadares Filho (PSB-SE), destacou a importância do fortalecimento dos bancos públicos para o promover o desenvolvimento regional.

O deputado disse, na abertura do evento, que a realização do seminário é uma legítima manifestação da sociedade civil organizada e representada pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB).

“O desenvolvimento regional passa necessariamente pelo fortalecimento das instituições de financiamento”, destacou o deputado Valadares Filho, autor do requerimento que deu origem ao Seminário.

O presidente da CINDRA ressaltou que – para solucionar os entraves que ainda não permitem que tenhamos uma verdadeira igualdade entre as regiões do País – é preciso que o governo federal priorize os investimentos públicos em várias esferas em todas as regiões brasileiras, em especial aquelas menos favorecidas.

“A superação das desigualdades regionais não está necessariamente vinculada à instalação dos mesmos tipos de indústrias em todas as regiões, mas depende necessariamente dos investimentos que são feitos em educação, pesquisa e desenvolvimento cientifico e tecnológico”.

Valadares Filho coordenou o segundo painel: Estratégias de Lutas das Organizações de Apoio ao Desenvolvimento Regional. Sobre esse tema, o deputado presidente da CINDRA destacou que a Câmara dos Deputados tem o dever de ouvir as sugestões da sociedade civil organizada e incluí-las na agende de debates da Casa.

Um dos assuntos mais discutidos no segundo painel foi o fechamento das agências dos bancos públicos em vem ocorrendo em todo o Brasil. Para Valadares Filho, esse é um tema de extrema importância; e que merece toda atenção. “Assim como os fundos de fomento, os bancos públicos têm um papel imprescindível para a promoção do desenvolvimento regional e não podemos permitir o desmonte dos bancos públicos ”.

Valadares Filho se comprometeu em apresentar requerimento para realização de audiência pública para promover o debate e buscar soluções para o problema do fechamento de agências dos bancos públicos e para buscar formas de fortalecer os bancos públicos.

O Seminário Desenvolvimento Regional, Prioridade Nacional foi realizado pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, em conjunto com a Comissão de Legislação Participativa e contou com a presença do diretor do departamento de gestão de programas de desenvolvimento regional do Ministério da Integração, de funcionários especialistas do Banco do Nordeste do Brasil e de dirigentes da AFBNB.

Comente: