Seed lança a revista digital Espie!

A Espie! é um espaço destinado aos docentes da Rede Estadual para compartilharem as experiências criativas e inovadoras em sala de aula

Uma publicação moderna, com uma proposta inovadora e diagramação leve, que conta com a disposição dos elementos gráficos, principalmente texto e imagem, em um espaço bem definido, o que facilita a leitura. Esta é a Espie!, a revista digital da Secretaria de Estado da Educação (Seed), cujo lançamento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 25, no auditório do Museu da Gente Sergipana.

A revista idealizada pelo Núcleo de Projetos Criativos e Inovadores (Nupi), de periodicidade bimestral, tem como público-alvo os professores e todos que demostram interesse em conhecer um pouco mais do universo educacional a partir das produções criativas e exitosas.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, a revista Espie! é um espaço público destinado aos professores, o qual permite a troca de experiências que proporcionam bons resultados, frutos da quebra da rotina e do uso da criatividade.

“É extremamente importante o lançamento dessa publicação para que os professores e equipe diretiva e demais profissionais inseridos no universo educacional informem o que está sendo feito. Iniciativas positivas são realizadas na Rede Estadual de Ensino, mas por falta de registro, não chegam ao conhecimento de todos; e a Revista é uma oportunidade para a divulgação dessas informações.  O sentido de uma revista existir é para colocar as ideias em circulação”, declarou Jorge Carvalho.

Ainda conforme o secretário, o Nupi, a Assessoria de Comunicação (Ascom) e a Coordenadoria de Informática (Codin) foram os departamentos que se tornaram os principais parceiros que colaboraram para que a ideia desta revista se concretizasse.

Revista digital Espie!: um espaço destinados aos educadores da rede

Para a editora da Espie!, Danielle Virginie, os educadores que realizam um trabalho diferenciado merecem destaque. “Começamos a pensar na proposta desta revista no final de 2015. É um trabalho realizado em conjunto com toda a equipe do Nupi. É mais um espaço para o professor divulgar suas práticas, socializar experiências e vivências”, ressaltou.

O professor Agnaldo Almeida Santos, do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Epifânio Doria, localizada em Poço Verde, não conseguia disfarçar a alegria por publicar na revista Espie! o artigo intitulado “O universo fantástico da leitura e da escrita: ação ‘eu sou a dengue e quero te matar!’”

“É inegável que o lançamento da Espie! é um marco histórico na educação em Sergipe. Ela registra um momento que inicia a divulgação dos trabalhos e resultados do que vem sendo feito em sala de aula. É um espaço que permite o aprendizado, por nos permitir conhecer os relatos e experiências de outros docentes”, declarou.

De acordo com o diretor do Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, Jadson Teles, as informações, ao serem compartilhadas, podem desenvolver novos olhares. “A Espie é um espaço que permite pulverizar o conhecimento por meio desta troca de relatos e experiências positivas. Parabenizo esta ação da Seed”, reconheceu.

Primeira edição

 

Em seu primeiro número, a Espie! apresenta os trabalhos de professores da Rede Pública Estadual de Ensino que se destacaram no cenário local e nacional por meio do desenvolvimento de práticas educativas, inovadoras e que são aplicadas no universo escolar.

Nesta edição, são nove artigos, sete dos quais são dos professores da rede, um do professor e assessor técnico do Nupi, Manoel Cerqueira, e o outro texto da pesquisadora Mirian Celeste Ferreira Dias Martins.

As fotografias foram feitas por Danielle Virginie e pela fotógrafa Janaína Santos.  O projeto gráfico foi idealizado por Ananda Barreto, e o diretor de arte é Marcelo Prudente. Colaborou toda a equipe do Nupi. Os professores autores são: Mirian Celeste Martins, Agnaldo Almeida, Marcos Medeiros, Inês Cortes da Silva, Marcelo Ribeiro da Silva, Cristiano G. da Silva, Carlos Alexandre Nascimento Aragão, Janaina Couvo Texeira Maia de Aguiar e Lais Santana Santos Souza.  A imagem que ilustra a capa é dos ceboleiros cordelistas do município de Itabaiana.

Amplie seus conhecimentos no tocante às práticas educativas inovadoras. Acesse o link (http://www.seed.se.gov.br/arquivos/revista_espie/revista_espie_primeira_edicao.pdf) e conheça a Espie!

Por Lívia Lessa