Festival de Artes Cênicas oferece oficina de Iluminação teatral

O minicurso visa enaltecer o papel artístico e estético da luz nos palcos cênicos

A procura pelo conhecimento tem levado os artistas a participarem das diversas oficinas oferecidas no IV Festival Sergipano de Artes Cênicas, evento realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura (Secult). Ao longo do mês, diversos cursos tem acontecido, oferecendo de forma gratuita acesso a conteúdos que muitas vezes não são disponibilizados em Sergipe.
Um desses cursos que conseguiu atrai um bom número de participantes, foi o Iluminação Cênica, mediada pelo paraibano Vinícius Dadamo. A oficina, que iniciou na última segunda-feira, 09 e encerra na sexta, 13, e acontece nas instalações do Teatro Atheneu, o mais antigo espaço cênico de Sergipe.
O curso é essencialmente prático e conta com alguns pontos principais da iluminação como: tempo, cor, posição do refletor e o movimento da luz. “Nesta oficina, tento conciliar uma pedagogia teatral com adquirimento de conhecimento em relação à luz. Eu junto jogos teatrais para desenvolver o pensamento da iluminação dentro de uma cena ou uma fala, e também analisar como isso reverbera no palco”, ressalta o oficineiro Vinicius Dadamo.
Para os participantes, a experiência tem sido muito proveitosa. “Considero uma das melhores oportunidades para os artistas participar de oficinas como estas. Mesmo sendo professor, vim atrás desta nova experiência que trata da relevância da Iluminação nas artes cênicas. Fiz questão de equilibrar meu tempo de trabalho com o da oficina”, disse o professor Anderson Dias.
Sobre o Festival
Viabilizado através do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart), o Festival de Artes Cênicas abriga o Festival Sergipano de Teatro e a Semana de Dança. O evento tem como objetivo apoiar o artista, incentivar a produção cultural sergipana, a formação de platéia e garantir o direito de acesso à cultura, contemplando diversos gostos e faixas etárias.
Além dos espetáculos, o Festival conta com diversas oficinas gratuitas, voltadas especialmente para profissionais e interessados nas artes cênicas. A programação completa e mais informações podem ser obtidas pelo site  da secretaria  e pelas redes sociais da instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *