Editora do Governo lança 18ª edição da Revista Cumbuca

Publicação faz uma homenagem aos festejos juninos de Sergipe

A Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe – Edise, órgão suplementar da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase, lança a 18ª edição da Revista Cumbuca no dia 17 de maio, na sede da empresa, a partir das 11h. Esta publicação faz uma homenagem aos festejos juninos sergipanos.

Nesta edição a matéria de capa é assinada pelo colaborador Yago de Andrade. O texto com o título “Entre tradições e modernidade, o São João de Aracaju resiste” trata sobre o São João, que em um passado não tão distante era repleto de simbologias, simpatias e unia com muito mais força o sagrado da devoção aos santos e principalmente os arraiais dos bairros, produzidos pelos próprios moradores.

Da cidade de Estância – o nosso mais tradicional polo de manifestações folclóricas juninas – o barco de fogo e a vocação fogueteira dos estancianos vem em um bem fundamentado artigo assinado por Acrísio Gonçalves de Oliveira. A crônica de Edilberto Campos trata dos festejos juninos do passado, extraído da nova edição do livro “Crônicas da Passagem do século” (2017), organizado pela escritora Ana Maria Fonseca Medina. Ainda da literatura estanciana, foi publicado uma mostra da produção do poeta Ivan Leite.

A acadêmica Luzia Nascimento discorre sobre o viés religioso do ciclo junino, revelando fatos históricos e crendices populares que envolvem os três santos referenciados no período: São José, Santo Antônio e São João.

O pesquisador Paulo Corrêa aborda a riqueza cultural das marchinhas juninas, apontando os principais eventos que as mantém em evidência nessas últimas oito décadas, enquanto a arquiteta Ana Luíza Libório traz-nos à lembrança o querido pintor sergipano François Hoald, auto intitulado Barão de Itabi.

O acadêmico e pesquisador Carlos Pinna publica um alentado trabalho sobre o sergipano João Gomes de Melo. Elevado ao honorífico título de Barão de Maruim pelo imperador D. Pedro II, trazendo à lume fatos e circunstâncias históricas que o envolvem.

A revista Cumbuca está disponível gratuitamente em versão digital no site www.segrase.se.gov.br/edise e a versão impressa pode ser comprada na Livraria Escariz ou no site da Segrase.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *