Campanha Novembro Azul começa esta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira (01) a campanha “Novembro Azul”,  mês dedicado à saúde do homem, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.

A escolha do mês de novembro se deu pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata que acontece no dia 17. É o segundo tipo de câncer que mais mata os homens, ficando atrás somente do câncer de pulmão. A campanha Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar e encorajar os homens  à prática de consultas médicas, realização de exames regulares, autoexame e tratamento.

Segundo especialistas, quem faz os exames periódicos aumenta em até 90% as chances de cura do câncer de próstata. Os homens devem começar a monitorar a próstata a partir dos 50 anos. Pessoas com histórico familiar ou homens negros devem começar a partir dos 45 anos.

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), aprovou o PL Nº 8.176 de autoria da deputada estadual Maria Mendonça que institui no calendário oficial do Estado o Novembro Azul, cujo mês será dedicado às ações de conscientização da saúde do homem.

De acordo com o PL,  tem como princípios básicos a humanização e a qualidade da atenção integral à ética e aos direitos do homem, priorizando a atenção básica e recomenda, que durante todo o mês de novembro, os prédios públicos sejam iluminados com lâmpadas de led na cor azul, como forma de alertar a população da necessidade de prevenção e combate às doenças no homem. Prevê, também, que as associações, entidades ou organizações sem fins lucrativos, devem participar das ações, de forma voluntária, iluminando outros pontos do Estado, além de promover palestras e eventos relacionados ao tema.

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas  e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.

 

Por Luciana Botto- Rede Alese com informações Agência Brasil e Inca

Foto: Divulgação- internet

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *