Belivaldo participa de comemoração do Dia do Médico e posse da diretoria do Sindimed

Para o vice- governador é um dia para se comemorar. “O médico é uma figura extremamente importante na vida de todos nós. É quem cuida da nossa saúde. Nós estamos comemorando exatamente no dia em que assume a nova diretoria”, frisou

Em alusão ao Dia do Médico, celebrado nesta quarta-feira, 18 de outubro, o Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) recebeu, nesta manhã, o vice-governador Belivaldo Chagas, representando o governador Jackson Barreto, para um café da manhã especial. O encontro aconteceu na sede do Sindicato e integrou a programação do Dia do Médico. Na ocasião, foi realizada a posse da nova diretoria e homenagens a personalidades e veículos de comunicação com a entrega do Prêmio Amigo do Médico. Essa é a 10ª edição do prêmio.

Para o vice- governador é um dia para se comemorar. “O médico é uma figura extremamente importante na vida de todos nós. É quem cuida da nossa saúde. Nós estamos comemorando exatamente no dia em que assume a nova diretoria”, frisou.

Na ocasião, o vice-governador justificou a ausência do governador Jackson Barreto, que viajou para Brasília para tratar da emenda impositiva na área da saúde.  “Estou aqui, representando o governador Jackson Barreto, que teve de ir à Brasília trazer recursos para nosso estado. Neste momento, estamos tratando do orçamento para 2018 e há duas emendas que estão sendo discutidas pela bancada. Graças a Deus, o governador conseguiu a união da bancada para que tivéssemos uma emenda impositiva na ordem de R$ 80 milhões para ser destinada para a saúde”, explicou.

Dando prosseguimento à solenidade, a nova diretoria composta por João Augusto Alves de Oliveira (presidente) e José Elton Silva Monteiro (vice-presidente) tomou posse. Eleito para sua terceira gestão, João Augusto Alves de Oliveira elencou os desafios para o novo mandato.

“Hoje, mais uma vez comemorando o Dia do Médico e tendo o privilégio de ser empossado pela terceira vez, já que foi desejo do grupo. A gente tem muito trabalho. Afinal de contas, os trabalhos na saúde são infindáveis. As condições de trabalho são um problema recorrente na rede federal, estadual e municipal. Então, a gente sempre vai ter trabalhos a desenvolver pela classe médica. As condições de trabalho repercutem principalmente na vida dos pacientes. Porque quando se fala em salário, isso se reflete exclusivamente ao médico. Já em condições de trabalho, refere-se ao paciente. A profissão médica é um privilégio de curar quando possível ou amenizar o sofrimento. É uma satisfação muito grande para todos nós da área da saúde quando nos deparamos com um paciente que se encontra sofrendo e podemos salvar ou diminuir o sofrimento das pessoas. Dessa maneira, o dia de hoje tem um significado ainda maior para todos nós que trabalhamos servindo a sociedade”, destacou.

Foram empossados também o secretário-geral: Dr. Luiz Carlos Spina Macedo. 2º Secretária: Dra. Fabrícia Pascoal Alves dos Santos, 3º Secretário: Dr. Bruno Silva Góes, 1º Tesoureiro: Dr. Argemiro Macedo de Souza Filho,2º Tesoureiro: Dra. Leonor Dantas Trindade. Além dos diretores: Dr. Rodrigo Pereira da Costa, Dr. Alfredo José Andrade Vieira, Dr. José dos Santos Menezes, Dra. Glória Tereza Lima Barreto Lopes, Dra. Tereza Cristina Wiltshire Menezes Lisboa, Dr. Erick de Souza Barbosa, Dr. Sérgio Luiz de Oliveira e Dr. Andreza de Almeida Acióli.  Assim como, os suplentes e o Conselho Fiscal.

Missão

Na opinião do médico Almir Santana, coordenador do Programa IST/Aids, da secretaria de Estado da Saúde (SES),  é gratificante desempenhar uma função que faz tanta diferença na vida das pessoas. “Hoje é dia para mim de muita reflexão sobre o papel do médico. No meu caso, como foi difícil chegar a me formar, procuro retribuir ajudando as pessoas. Temos vários desafios, principalmente, na área de saúde pública, mas com certeza a satisfação é ainda maior em poder desempenhar um papel tão importante junto à sociedade”, ressaltou.

O Dia do Médico é celebrado em 18 de outubro em homenagem a São Lucas. Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento e era médico, razão pela qual se decidiu homenagear os profissionais nesse dia.

Deixe uma resposta