Abertas as inscrições para o 6º Festival Internacional Pequeno Cineasta

 

Já estão abertas, desde a última quarta-feira, 20, as inscrições para o 6ª  edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC). Os interessados podem enviar seus vídeos para a seleção, cuja inscrição será gratuita e pode ser feita até 18 de julho pelo site: www.pequenocineastafest.com.br. Em novembro, os filmes selecionados serão exibidos em sessões com entrada franca na sala de cinema do Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro (CCBB), e avaliados por um júri oficial e pelo público.

 

Para concorrer, os pequenos cineastas precisam ter entre 8 e 17 anos e produzir um curta de 1 a 10 minutos de duração, de qualquer gênero: ficção, documentário, experimental e animação. A temática também é livre.  O elenco não precisa ser obrigatoriamente formado por crianças ou jovens, mas as obras devem refletir as opiniões e pensamentos das crianças e jovens envolvidos na sua criação.

 

A categoria que o filme concorrerá será definida pela idade do participante mais velho. Educadores, professores e instrutores podem orientar os jovens em assuntos relacionados a suporte técnico, como edição, operação de equipamentos, produção, etc., sem que haja, no entanto, interferência no processo criativo.

 

Festival

 

 

O 6º Festival Internacional Pequeno Cineasta conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura, da Escola Parque e da empresa Tecnisan.

 

Criado em 2010, pela atriz e produtora Daniela Gracindo, o FIPC apresenta um panorama da produção audiovisual infantojuvenil do Brasil e do mundo. O projeto tem como objetivo estimular o protagonismo deste segmento, valorizar a autoria de pensamento e garantir o direito de expressão e opinião das crianças e dos adolescentes.

 

O candidato deverá enviar por e-mail o link para download do curta-metragem com fotos de divulgação e do making of em alta resolução. A Comissão Organizadora do Festival poderá negar inscrição de obras que contenham mensagens violadoras dos direitos humanos ou dos valores constitucionais democráticos. O regulamento completo está disponível no site do Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC): www.pequenocineastafest.com.br.

 

Os curtas em competição serão avaliados por um júri composto por dez crianças e jovens com idade entre 8 e 17 anos, que já tenham a experiência na realização de obras audiovisuais. O público também elege o seu preferido nas competitivas nacional e internacional, divididas em duas categorias: de 8 a 12 anos e de 13 a 17 anos.

 

Paralelamente à mostra oficial, o FIPC promove ainda duas mostras não-competitivas: “Sustente sua História”, que reúne filmes sobre sustentabilidade feitos por crianças de todo o país, exibida no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico; e uma mostra com os curtas produzidos pelos alunos da “Oficina Pequeno Cineasta”, criada em 2009 por Daniela Gracindo, que já iniciou por volta de 200 crianças e jovens na arte cinematográfica. A oficina também deu origem ao programa de televisão homônimo exibido pelo Canal Brasil.

 

Em cinco edições, o festival recebeu o total de 672 filmes de 28 países, atingindo um público direto de 6 mil pessoas e, indireto, em torno 2,5 milhões de pessoas. Desde sua criação, o FIPC conta com a presença de renomados profissionais de outros países, possibilitando o intercâmbio de novos saberes e processos de realização.

 

Além do Patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Escola Parque e da empresa Tecnisan, sexta edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC) conta com os apoios culturais do Sec Municipal de Educação e Cine Clube nas Escolas; Arena Carioca Dicró e Observatório de Favelas; Bertec, Instituto Cervantes; Instituto Cultural da Dinamarca; Centro Cultural do Banco do Brasil – RJ; Jardim Botânico do RJ e Museu do Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Agência Cravo.

Comente: