Nos dias 16 e 17 de julho, Aracaju sediará o curso “Prestações de contas eleitorais 2018”

Direcionado a profissionais contábeis, candidatos, partidos e advogados, o evento promovido pela Fundação Brasileira de Contabilidade terá palestras focadas na área contábil e jurídica

Com o objetivo de orientar os profissionais da área contábil, candidatos, dirigentes de partidos e advogados sobre as normas a serem observadas nas eleições deste ano, sobretudo no campo da contabilidade eleitoral, a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) promoverá nesta próxima segunda e terça-feira, 16 e 17, o curso “Prestações de contas eleitorais 2018 – Aspectos contábeis e jurídicos – Visão teórica e prática contábil”, no auditório da Faculdade Estácio, em Aracaju. O evento é aberto também para estudantes de Direito, de Ciências Contábeis, bem como para interessados na área.

Com duração de 13 horas, divididas no dia 16, das 19h às 22h, e no dia 17, das 8h às 18h, o curso tratará da aplicabilidade da Legislação Eleitoral, com foco principal na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 23.553/2017, que dispõe sobre a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos e candidatos, e sobre a prestação de contas nas eleições 2018.

“Com 20 anos de história, a FBC é presidida pelo contador Adeildo Osório de Oliveira, tem conselho composto por presidentes de entidades contábeis, o CFC, Ibracon, Fenacon e Abracicon e tem a missão de promover a capacitação, a educação continuada dos contabilistas, contadores. Por este motivo, realizaremos este curso que atualizará os profissionais envolvidos nas questões eleitorais”, afirma a diretora operacional da Fundação Brasileira de Contabilidade, Sandra Elvira Gomes Santiago.

CURSO EM VÁRIOS ESTADOS

De acordo com a diretora da FBC, o curso ocorrerá também em São Paulo, Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba. “A FBC é uma fundação nacional, com sede em Brasília, mas, como sou de Sergipe, resolvemos fazer a primeira edição do evento aqui. Contudo, já temos datas marcadas para outros estados”, informa Sandra Elvira, que ressalta a importância do curso.

“No mundo político que estamos vivendo hoje, é uma missão, neste período, a FBC ministrar este curso, pois nós brasileiros precisamos saber hoje para onde nosso dinheiro está indo. É nesta hora que entra o profissional da contabilidade para analisar com segurança as contas eleitorais, dar uma segurança para os candidatos, fazendo um trabalho certo, correto, chegando ao final com as contas aprovadas”, destaca a diretora.

Especialista em Contabilidade Eleitoral, membro da Comissão Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (FBC) e coautor do livro “Contabilidade Eleitoral: da teoria à prática”, o contabilista Elson Amorim será o responsável por conduzir os aspectos da Contabilidade Eleitoral no curso, abordando temas como arrecadação de recurso eleitoral; gasto eleitoral; obrigações tributárias e trabalhistas; prestação de contas.

EXPOSIÇÕES E ANÁLISES

“Neste curso, faremos exposições e análises das normas legais vigentes acerca de arrecadações, gastos, detalhamento técnico sobre o conjunto de documentos e procedimentos para a entrega das contas à Justiça Eleitoral”, explica Elson Amorim. “Hoje, você tem como aferir quanto custa um voto, quanto custa a democracia. A democracia tem custo e a contabilidade eleitoral tem a ferramenta para trazer a luz esse custo”, destaca o contabilista.

Presidente do Instituto de Direito Público, membro fundador do Instituto Sergipano de Direito Eleitoral, o advogado Rodolfo Siqueira será o responsável por conduzir os aspectos do Direito Eleitoral no curso, abordando tópicos como procedimentos jurídicos na pré-campanha, convenção partidária, registro de candidatura, propaganda eleitoral.

“Importantíssima a presença de todos neste evento por uma razão simples, a democracia nunca esteve tão em xeque como está hoje, estamos numa crise sem precedentes. Acho que estamos participando de uma das eleições mais importantes da história deste país. Então, é importante entender mais as nuances jurídicas de um processo eleitoral”, ressalta Rodolfo Siqueira.

INSCRIÇÕES

Com investimento de R$ 300,00, as inscrições dos interessados devem ser feitas no site da Fundação Brasileira de Contabilidade:

http://www.fbc.org.br/cursos/curso-prestacao-de-contas/

PARCERIAS

Com realização da Fundação Brasileira de Contabilidade, o curso tem apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Sergipe (CRCSE), do Sindicato dos Contabilistas do Estado de Sergipe (Sindcont/SE), da Faculdade Estácio, do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – Seccional Sergipe (CESA) e da Prime Security – Certificado Digital.

SERVIÇO

O que? Curso “Prestações de contas eleitorais 2018 – Aspectos contábeis e jurídicos – Visão teórica e prática contábil”

Quando? 16 e 17 de julho, das 19h às 22h (na segunda-feira) e 8h às 18h (na terça-feira)

Onde? Auditório da Faculdade Estácio de Sergipe, localizada na Rua Teixeira de Freitas, nº 10, Bairro Salgado Filho, Aracaju – SE

Contato? Assessoria de Comunicação (Tatianne Melo), por meio do celular: (79) 99933-0750 (VIVO) ou tatianne.s.melo@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *