Vistoria Eletrônica do Detran/SE será iniciada em novembro

Novo sistema trará mais segurança e transparência ao histórico de veículos

 

A partir do dia 7 de novembro, em caráter experimental, será iniciada na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) a vistoria eletrônica veicular para realizar serviços como Transferência de Propriedade, Alteração de Dados e Segunda Via de Certificado de Registro de Veículo (CRV). A previsão é que a partir do dia 16 de novembro o novo sistema passe a ser feito em todas as unidades do Detran/SE da capital e do interior do Estado e nas empresas privadas credenciadas pela autarquia. A vistoria eletrônica permite identificar alterações nas principais características do veículo e verificar adulteração de quilometragem, de chassi e de motor, evitando fraudes e oferecendo mais segurança ao usuário sobre a procedência do veículo.

Atualmente, cerca de 10 mil processos no Detran/SE são feitos por mês mediante vistoria veicular. Com o sistema eletrônico, que utiliza um GPS para identificar a localização exata do veículo e do vistoriador, as imagens de chassi, motor e placas serão capturadas através de câmeras integradas a um smartphone e enviadas a um banco de dados, através de uma rede de internet sem fio. Nesse modelo, não há manuseio das informações por parte dos vistoriadores, o que reduz o tempo de perícia comparado à vistoria manual e oferece mais segurança.

Para o diretor-presidente da autarquia, cel. Luiz de Azevedo, a implantação desse sistema traz grande vantagem ao usuário do Detran/SE. “Com a vistoria eletrônica teremos mais transparência quanto ao histórico do veículo e segurança em todo o processo. Os procedimentos serão realizados nas unidades de atendimento do  Detran/SE e nas empresas credenciadas na capital e interior do Estado, o que também amplia a oferta desse serviço para a população”, explica o presidente.

O agendamento para a vistoria eletrônica continuará sendo realizado através do portal de autoatendimento do Detran/SE (www.detran.se.gov.br). A vistoria poderá ser feita na sede da autarquia, nas unidades de atendimento dos shoppings Jardins e Riomar e, para veículos de grande porte, no galpão do Jabotiana. As Ciretrans situadas nos municípios de Itabaiana, Carmópolis, Estância, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Tobias Barreto e Propriá também realizarão o serviço. Os veículos apreendidos em um dos três galpões de custódia da autarquia também serão vistoriados de forma eletrônica.

Quatorze empresas privadas, sendo cinco na capital e o restante nas cidades que possuem Ciretran, também estão autorizadas em Sergipe para realizar a vistoria eletrônica exclusivamente para os serviços de Transferência de Propriedade e Transferência de Jurisdição.

Fonte: Detran/SE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *