Vigilância Sanitária fiscaliza estabelecimentos do Forró Caju

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da coordenação da Vigilância Sanitária (Covisa), tem realizado fiscalizações em todos os estabelecimentos e ambulantes que comercializam comidas e bebidas durante o Forró Caju deste ano. As vistorias ocorrem durante os shows, e têm como objetivo garantir a segurança alimentar da população.

 

Segundo o coordenador de campo dos agentes da SMS, Jeferson Santana, uma equipe de 11 fiscais da Covisa atuam durante as noites de festa. “Inspecionamos alimentos, bebidas, gelos e também a atuação dos vendedores ambulantes. Durante as inspeções, verificamos as condições sanitárias, ou seja, se os alimentos estão bem acondicionados, se o gelo está sem risco de contaminação, e se as pessoas que estão manipulando os alimentos estão usando equipamentos de proteção individual (EPI’s). Tudo isto para evitar que a população corra riscos ao consumir produtos alimentícios”, explicou.

 

Para Jeferson, o trabalho de vistoria dos estabelecimentos instalados na área de festa também pode contar com a participação da população. “Ao identificar procedimentos anormais na manipulação dos alimentos, qualquer cidadão pode se dirigir até nós, para que possamos tomar as medidas cabíveis. Mas estamos certos de que a maioria dos vendedores seguem as normas, pois esse é um trabalho que começou muito antes da festa. Os comerciantes que estão dentro da área do Forró Caju passaram por um curso de manipulação de alimentos, oferecido pela Vigilância Sanitária, e agora estamos colhendo os frutos. Até o momento nenhuma anormalidade foi registrada”, enfatizou.

 

Para o proprietário de uma loja de gelo, Edney Freitas, a atuação da SMS é muito importante. “É um trabalho de responsabilidade, tanto da gente, quanto de todos da vigilância, pois nós que trabalhamos com manipulação de gelo, precisamos ficar bastante atentos à limpeza”, reconheceu.

 

Já para a vendedora de pastel Jackeline Santos, esta ação vem mobilizar ainda mais os vendedores de alimentos e bebidas para que tudo esteja correto. “Passamos por treinamentos e agora estamos colocando em prática tudo que aprendemos, para o bom andamento das nossas vendas”, afirmou.

Comente: