Tema da Redação do Enem foi trabalhado pelo Pré-Universitário da Seed

A prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada no domingo, 25, teve como tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Tal assunto foi também um dos mais abordados durante as aulas do curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, dirigido pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), que trabalhou com os alunos, ao longo de todo o ano, diversos possíveis temas que poderiam cair na prova de Redação do Enem.

 

O diretor do Dase, Fábio Leite, destacou que os alunos receberam toda a preparação para essa redação. “O Pré-Universitário tratou de diversos temas ao longo do curso, e o que caiu na prova do Enem foi um deles, que foi trabalhado tanto nos aulões quanto nos cadernos e materiais pedagógicos que os alunos receberam. Isso mostra que os nossos professores estavam antenados”, explicou.

 

A coordenadora do curso Pré-Universitário, professora Gilvânia Guimarães, ressaltou a importância do tema para que haja uma discussão junto à sociedade. Segundo ela, dentro do material didático que foi entregue aos alunos havia um caderno com dois textos a serem trabalhados em aula, sendo um sobre o aborto e outro sobre a lei Maria da Penha.

 

“Em um país onde existe uma lei que trata especificamente da violência contra a mulher, é um absurdo vermos que ainda não há uma aplicabilidade nessa legislação”, declarou.

 

Já a professora de Redação do Pré-Universitário, Laila Gardênia, afirmou que diversos professores de outros polos telefonaram para dizer que o tema foi trabalhado com os alunos. Ela também enfatizou a importância do tema para a sociedade.

 

“Achei o tema relevante para esse momento, pertinente para uma reflexão, para que os alunos possam relacionar com outras áreas e propor medidas que minimizem esse problema. Com toda certeza nossos estudantes tiveram bastante repertório para produzir o texto sobre esse tema”, garantiu.

 

Deixe uma resposta