Summer Mix incentiva a prática de atividade física e movimenta três locais da capital

Na estação mais esperada do ano, o que mais se vê são pessoas correndo atrás do prejuízo para perder os quilinhos adquirido durante as festas de final de ano. O verão já começou e com ele muita gente resolve tirar o tênis do armário, colocar a roupa mais confortável para fazer o corpo suar e pôr a saúde em dia. É justamente com o propósito de incentivar as pessoas a deixarem o sedentarismo de lado que a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), em parceria com a Rádio Mix FM Aracaju, realiza, até o dia 18 de março, o Summer Mix.

O projeto começou a ser realizado no ano passado e foi um verdadeiro sucesso ao atrair centenas de pessoas para praticarem atividade física ao ar livre e de forma gratuita. Já servindo de modelo para outras capitais, o Summer Mix acontece em três pontos da capital sergipana: no Calçadão da 13 de Julho, na Praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco (ambos nas segundas e quartas-feiras), e na Praça José Andrade Goes, no 18 do Forte (às terças e quintas). Em todos os locais, a movimentação começa a partir das 17h.

Quem comparecer aos locais do evento vai encontrar aulas de zumba, ritmos, aeróbica, ginástica e treinamento funcional, como foi o caso de Maria dos Prazeres, de 51 anos, que, na tarde desta quarta-feira, 20, marcou presença na 13 de Julho. Incentivada pela amiga, ela decidiu vestir a malha, calçar os tênis e se movimentar. Para ela, é mais do que uma questão estética, é saúde. “Costumo caminhar e minha amiga me chamou pra vir. A gente chega a uma certa idade e tem que se cuidar um pouco mais. É o segundo dia que participo e aproveitei bastante a aula de zumba. Amei porque é muito animado e saiu energizada”, comentou.

A grande incentivadora da dona Maria, no entanto, já é veterana na prática de atividades físicas. Daniane Santos Santana, de 32 anos, é frenquentadora de academia e não perde tempo quando encontra mais uma oportunidade de exercitar o corpo. “Já fiz de um tudo. Corrida, ciclismo, Muay Thay. Eu e meu marido incentivamos muitas pessoas e aqui no Summer Mix, por ser muito animado e bem organizado, sou mais motivada a vir e reunir os amigos para cuidar da saúde”, contou.

Para o coordenador de eventos da Mix FM, John Kleber, o resultado obtido no ano passado, tem se repetido em 2016, dado o número de participantes do evento e os elogios recebidos pela iniciativa parceira da Prefeitura de Aracaju. “O evento foi muito bem recebido pelas pessoas. Neste ano, ampliamos os locais onde o Summer Mix acontece, sendo que agora contamos com o Augusto Franco. Além disso, aumentamos o período em que ocorre, tudo porque a receptividade foi muito grande”, frisou o coordenador.

O Summer Mix 2016 começou a ser organizado já em outubro do ano passado. Nesta edição, conceituadas academias da capital se uniram ao projeto e, com o cronograma em mãos, passaram a executar as atividades nos três locais em que o evento acontece.

Lidiane Cardoso é coordenadora de uma das academias de Aracaju. Segundo ela, na aula de funcional levada para a o Calçadão da 13 foi aplicado o mesmo método usado na academia. “Qualquer pessoa pode praticar exercício físico, desde que dentro das suas limitações. O Summer Mix é um grande incentivo. Para se ter uma ideia, apenas 3% da população pratica atividade física orientada. É um número muito pequeno. No entanto, hoje, vemos em Aracaju cada vez mais espaços que proporcionam a prática de atividade física sob a supervisão de um profissional e, como neste evento, de forma gratuita. O melhor remédio com um efeito colateral super positivo”, afirmou.

Levanto a sério as palavras da coordenadora Lidiane, Ívedo Melo Martins, de 20 anos, já havia participado na edição de 2015 e, através da divulgação, fez questão de comparecer ao evento deste ano. “Já costumo correr na 13 e achei muito importante a iniciativa da Prefeitura de Aracaju, ainda mais proporcionando momentos de atividade física totalmente de graça para as pessoas. Como pratico esportes desde criança, o Summer Mix foi mais uma oportunidade de cuidar da minha saúde”, disse animado.

Comente: