Seed define ordem do desfile de Sete de Setembro

O Desfile Cívico-Militar de Sete de Setembro, que ocorrerá nesta quarta-feira, 7, na avenida Barão de Maruim, irá comemorar os 194 anos da Independência do Brasil.

 

As comemorações terão início às 8h, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Sergipe, Aracaju e Mercosul, seguidas da parada militar representada pelos destacamentos da Marinha, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Sergipe, Guarda Municipal de Aracaju e Colégio Militar de Sergipe.

 

Logo depois será a vez dos desfiles das escolas estaduais e particulares e dos pelotões comunitários

 

Ao todo, irão participar do desfile cívico estudantil 15 escolas da rede estadual, uma escola representando a Diretoria Regional de Educação (DRE 8), quatro escolas particulares e 10 grupos de pelotões comunitários.

 

O tema este ano será “Tecnologia a serviço da Educação”, e o evento contará com o brilhantismo dos estudantes desfilando na avenida, além de dois carros temáticos, 15 tripés temáticos e 15 robôs construídos por alunos do Colégio Estadual Francisco Rosa.

 

Desfile

 

Antes de iniciar, as bandas ficarão concentradas na avenida Ivo do Prado, aguardando o momento tão almejado do desfile.

 

Após o hasteamento da bandeira, revista da tropa e desfile da parada militar, os alunos entrarão na avenida Barão de Maruim, e cada escola desfilará em direção ao palanque, na Praça da Bandeira, onde haverá a dispersão.

 

O desfile tem duração prevista de duas horas, e nenhuma unidade civil pode fazer demonstrações durante o percurso delimitado.

 

Escolas e pelotão comunitário

 

Participarão do desfile as seguintes escolas da rede estadual, em ordem de apresentação: Instituto de Educação Rui Barbosa, que entrará puxando o desfile temático; Escola Estadual Dr. Manuel Luiz; Escola Estadual Professor João Costa; Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela; Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa; Colégio Estadual José Rollemberg Leite; Colégio Estadual Professor Paulo Freire; Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento; Escola Estadual Monsenhor Carlos Camélio Costa; Escola Estadual 24 de Outubro; Colégio Estadual Nelson Mandela; Colégio Estadual Barão de Mauá; Colégio Estadual Olavo Bilac; Colégio Estadual Governador Valadares; Escola Estadual Professor Valnir Chagas e Colégio Estadual Atheneu Sergipense.

 

Logo em seguida, será a vez da Escola Estadual Neide Mesquita, que representará todas as unidades de ensino da DRE 8.

 

As escolas particulares participantes serão: Colégio Brasil, Colégio Pio Décimo, Colégio Unificado e Centro Educacional Sonho Meu.

 

Para finalizar, o desfile contará com o pelotão comunitário formado por: Escoteiros do Brasil, Federação de Bandeirantes do Brasil, Clube de Desbravadores, Escoteiros Del Rey, Grupo de Alunos do Projovem, Grupo Cultural de Dança Peneirou Xerém, Associação da Polícia Mirim de Cosmópolis, Legião da Boa Vontade, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe.

Por Ítalo Marcos

Comente: